M/V ‘Hanjin Seattle’ / 3EBW5 – Recorde de ‘Loa’ quebrado em Santos
Imagens do porta container panamenho “Hanjin Seattle” (102.529 dwt / 8.568 teus) demandando em 2 de agosto o canal de acesso do Porto de Santos, quando quebrou o recorde de comprimento linear (Loa) do Porto em sua viagem inaugural à cidade.
A embarcação de 335,63 m quebrou o recorde de comprimento linear pertencente até então ao porta container francês “CMA CGM Tosca” (101.818 dwt / 8.488 teus), batido em 09/07/2013, quando atracou no armazém 35.2 com 334,07 m.
Para ver / saber mais:
- http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/08/mv-hanjin-seattle-3ebw5-o-maior-navio.html
- http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/07/ms-cma-cgm-tosca-fwel-maiden-call-santos.html
A título de informação, ressaltamos que o navio não é o recordista absoluto do porto (o que é medido pelo “deadweight”, abreviado dwt), marca esta pertencente ao graneleiro tipo “cape size” de bandeira de Dominica “Leonidas Warrior” de 183.316 dwt / 289,90 m.
FOTOS: Marcelo ‘MO’ Lopes – 02/08/2013
Oi Guppy, estava enrolado, passei a tarde fotografando, so cheguei em casa 1900 h .. o navio passou la na ponta da praia às 1230h, muito, mas muito bonito mesmo (A pintura da Hanjin Ajuda !!1) .. quebrou sim, como pode ver !!!
Sim, MO. Pelas fotos é um navio muito bonito, mais do que os outros dos links da matéria e a pintura também colabora. Nestes recordistas tem que atentar bem para o calado para não comprometer a flutuabilidade do navio tendo em vista a profundidade do canal de acesso e do cais do porto. E aí, com você explicou em outro post, o navio não pode estar full.
Abraços
Sim Guppy, mas acho que ainda estaremos longe de operar eles full, independente do calado, o recordista em capacidade de containers (9.966 teus) movimentou em descarga 3.377 teus (record em movimentação em operação por naavio tbm) em 60 h, imagine o tempo que demandaria para realizar 60 % da capacidade por exemplo, outra, o proprio Hanjin Seattle entrou ontem na hora do almoço no novissimo terminal da Embraport, portainers de ultima geração e tal e para movimentar mil quinhentos e poucos teus não tem ainda previsão de saida (aparentemente nada antes de domingo 0900h e olhe la) .. é muito… Read more »
É o custo Brasil, MO. Tem-se muito o que investir nos portos brasileiros. Se Santos não consegue competir com os portos do primeiro mundo (Hamburgo, Roterdã, Cingapura, etc), imagine os outros portos brasileiros. Quanto a capacidade de receber navios de grande calado, Suape tá bem na fita, não tá? E Paranaguá, como está? Só vejo notícias de filas quilométricas (literalmente) de caminhões aguardando a vez de entregar seus grãos, na maioria de soja. Acho que já li sobre navios ao largo aguardando a vez de entrar no porto também por falta de vaga no cais pertinente. É muito dinheiro disperdiçado.… Read more »
Guppy os nossos problemas operacionais se misturam com muitos outros problemas brasileiras que vão de educação, qualificação, profissionalismo, infra estrutura, vontade politica, visão de estado e por ai vai .. congestionamento em areas de escoação de safras sempre haverão, nao se envergonhe por causa disto, pois em locais de safra (muito volme) isso ocorre mesmo, claro que tbm, novamente pelos motivos acima ajuda tbm …, mas isso não é previlegio nosso, o conjunto de tudo citado acima (claro que alguma falta operacional / tecnologica inffluencia tbm, mas principalmente os acima citados Os calado de PNG são mais rasos que os… Read more »