Parece um porta-aviões, mas é um destróier!
O Japão lançou ao mar mais um “destróier porta-helicópteros”, desta vez o Izumo (classe 22DDH), que desloca 27.000 toneladas carregado e tem comprimento de 248m.
O navio custou US$ 1,5 bilhão e pode transportar até 14 helicópteros, além de 50 veículos blindados e 400 soldados. Oficialmente a missão do navio é a guerra antissubmarino, operações anfíbias e de ajuda humanitária, mas especialistas navais dizem que o navio também está preparado para operar aeronaves Bell-Boeing V-22 Osprey e jatos de decolagem curta e pouso vertical Lockheed Martin F-35 Lightning II, embora o MoD japonês e a JMSDF não confirmem.
Os navios desta classe foram projetados para substituir os antigos destróieres porta-helicópteros da classe “Shirane”, que devem começar a dar baixa em 2014. O Izumo deve ser incorporado ao serviço ativo em 2015. O MoD japonês trabalha agora para conseguir verbas para a construção da segunda unidade.
A propulsão do Izumo é COGAG (Combined gas turbine and gas turbine), com quatro turbinas a gás. A autodefesa é composta de 2 reparos de Phalanx CIWS e 2 lançadores de SeaRAM.
Nas ilustrações abaixo, o Izumo comparado a outras classes de navios de guerra atuais e antigos. Na imagem final, uma concepção artística dele operando com jatos F-35, que é o sonho de muitos japoneses.
SAIBA MAIS: