Submarino a propulsão nuclear colocará Brasil em novo patamar, diz Amorim
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil vai colocar o país em um novo patamar internacional. A avaliação é do ministro da Defesa, Celso Amorim, após visitar as instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), localizada no município de Itaguaí, a 70 quilômetros do Rio de Janeiro.
“O Brasil será um dos pouquíssimos países com a capacidade de produzir, inclusive, submarino [a propulsão] nuclear, o que nos coloca no patamar, também importante, do ponto de vista das relações internacionais”, assegurou.
Amorim lembrou que a presidenta Dilma Rousseff tem afirmado que é “tendo uma defesa forte que nós podemos desenvolver uma política pacífica, sendo capaz de defender nossos interesses”. Segundo o ministro, o Prosub consiste num marco para o país, pois representa a “materialização de um projeto de grande importância”, que vai culminar com a capacidade do Brasil de construir e projetar, no futuro, submarinos.
Nas palavras de Amorim, dispor de um recurso tão valioso, num país de vasta costa, com grande necessidade de defesa, inclusive no Atlântico sul – onde estão as rotas brasileiras de exportações e importações – é “um grande salto de qualidade”.
Visita à UFEM
Amorim deslocou-se na manhã de hoje (9), junto com o comandante da Marinha, almirante Julio de Moura Neto, à base situada em Itaguaí. A comitiva contou também com a participação de assessores civis e oficiais-generais. No auditório da UFEM, o ministro recebeu o detalhamento do programa de construção de quatro submarinos convencionais e um a propulsão nuclear.
O Prosub surgiu em 2009, a partir de acordo firmado entre os governos do Brasil e da França. Ele consiste na construção do complexo do Estaleiro e Base Naval (EBN), bem como a transferência de tecnologia e o desenvolvimento da indústria nacional. A partir desse acordo, a Marinha contratou a estatal francesa DCNS que, por sua vez, associou-se à empresa brasileira Odebrecht.
Após as exposições, o ministro seguiu para o local onde estão as primeiras seções do submarino. No interior do equipamento, Amorim recebeu mais detalhes sobre a construção e o projeto. Ao concluir a visita, ele destacou que o projeto é “um marco” para o país, pelo fato de permitir o domínio nesse segmento industrial”.
FONTE: Ministério da Defesa
Falácias e mais falácias.
Bravateiro esse Megalonanico
Como diria o MO, “é discurso de buneko para buneko”. Quem tem o mínimo de informação sabe que de pouco vai valer ter UM submarino nuclear, se o resto da frota é composta por fragatas que em poucos anos serão retiradas do serviço ativo; por um Nae velho e sem ala aérea; por uma única corveta relativamente moderna e quatro outras que não podem pegar um mar grosso; por navios de desembarque no final da vida útil; e por dois navios tanque que também deveriam ser substituídos em breve. Do jeito que a coisa vai, a MB dentro de uns… Read more »
É um inepto por natureza falando sobre aquilo que não conhece.
primeiro vao ter de fazer o sub nucl
Os russos irão ter 10 novos ate 2020, e nós quem sabe 01 em 2025, Dilma, amorim, pt, psdb etc etc etc, porque vocês não entregam o Brasil pros outros países de uma vez hein, porra porque só aqui essa papagaiada, que falta de comprometimento com o país, que falta de comprometimento com o povo brasileiro. Poxa, tudo no Brasil é ruim, a segurança é péssima, quase mataram o papa, não temos saúde, educação do Brasil é uma pela de uma porcaria, porra, ta na hora de acordamos e cobrarmos de verdade dessa laia que manda no Brasil. DEU EU… Read more »
Nos colocará no patamar dos trouxas, isso sim.
Com os melhores estadios do mundo!
novo.org.br Apoiem, participem, construam!
num novo patamar de megalomania
Vai ser lindo, a Marinha com um solitario SSN, 3-4 Fragatas novas e o resto caindo aos pedacos, o Sao Paulo nuca atingindo a operacao plena, 4 Scorpenes e o Tupi
Alias, a India nao precisa de SSN para ser levada a serio
O Japao nao preicsa de SSN para ser levada a serio
A Australia nao preicsa de SSN para ser levada a serio
estamos de fato entrando na zona da piada.
Senhores O fato de nosso país gastar décadas planejando fazer um submarino nuclear e 17 anos ou mais para construir um, com TOT dos franceses e tudo, não é a questão mais preocupante. Preocupante é o processo de mudança geopolítica no mundo e a nossa inércia a respeito. A China planeja chegar a 2030 com condição de atuar a nível global com sua marinha, a Índia trabalha para ser dominante no Oceano Indico pelo menos, o Japão e a Coréia, pressionados pela China, expandem sua marinha em submarinos e NAes disfarçados de porta helicópteros, a Rússia parte para recuperar parte… Read more »
E por falar em Índia e em SSN…
(http://www.livefistdefence.com/2013/08/reactor-goes-critical-1st-indian-n-sub.html)
RAN avalia submarino japonês:
(http://jsw.newpacificinstitute.org/?p=10783)
Sugiro ao senhor Ministro dar uma lida na matéria imediatamente anterior a esta….. onde os russos construirão mais 10 submarinos de propulsão nuclear de verdade…. num espaço de tempo de apenas 8/10 anos… com armas de verdade… e não uma panela de pressão subaquática desdentada.
Mas queria o que…. com a visão destes caras aí….
É…. estamos mal !
Sds.
O ministro esqueceu de falar que quando nossos cruzadores estelares classe Galaxia estiverem prontos, armados com 400 torpedos fotônicos com 1 Gt de potência cada e 60 bancos phasers nível 8 e capazes de velocidade Warp 9.8 e com 1000 tripulantes, também estaremos em um novo patamar e dominaremos todo esse setor da Via Láctea.
Brasil, bem vindo ao patamar do ridiculo!!! Enquanto a Rússia anúncia a construção de 10 temidos Seawolf até 2020, cinco anos depois, com muita reza braba e se der tudo certo o Brasil lança 1 SSN, sem nenhuma capacidade de dissuação, já que nem misseis de cruzeiro terá. E com que verba vai operar? A verdade dura é que no Atlantico Sul quem manda mesmo é a Royal Navy e a US Navy.
joseboscojr disse:
10 de agosto de 2013 às 18:27
KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!
Bosco nem o Cred Card paga,show ,you are the man Bosco,very good !!!rs
Espero que paralelamente ao SSN sejam desenvolvidas as 6 Fragatas e o Navio de Apoio de 24 mil ton. Caso contrário ficaremos na ridícula situação de termos um sub nuclear e alguns navios-patrulha pra compor o GT.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto:
Ele bóia!!!
Lançado o 1ª porta-aviões, construído inteiramente na Índia:
(http://www.livefistdefence.com/2013/08/photos-1st-indian-aircraft-carrier.html)
Wrong picture!!!
(http://www.livefistdefence.com/2013/08/indian-ssbn-arihant-achieves-milestone.html)
Que dureza!!! E sem direito ao Dreher!!!
Reportagem de hoje de manhã:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/brasil-constroi-1-submarino-de-propulsao-nuclear.html