Coreia do Sul lança quarto submarino de ataque tipo 214
A Marinha da Coreia do Sul lançou hoje seu novo submarino tipo 214. O Kim Jwa-jin é o quarto navio do projeto, que tem a finalidade de reforçar as capacidades de guerra submarina contra ataques da Coreia do Norte.
O lançamento aconteceu no estaleiro da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering na ilha de Geoje, próxima ao porto de Busan, ao sul do país. Participaram da cerimônia a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, o ministro da Defesa, Kim Kwan-jin, além da filha e o neto do general que dá nome ao submarino.
O Kim Jwa-jin pode rastrear cerca de 300 alvos simultaneamente, e é equipado com sistemas de mísseis contra alvos em terra, além de torpedos e sistema de sonar para missões de combate, vigilância e reconhecimento. O sistema de propulsão AIP dá mais autonomia e alcance à embarcação durante desdobramentos..
A previsão é de que o submarino seja comissionado à Marinha no segundo semestre de 2014, e passe a operar em 2015. Atualmente, a Coreia do Sul conta com mais de 10 submarinos do tipo 209, com deslocamento de 1.200 toneladas, e do tipo 214, de 1.800 toneladas. A Força ainda planeja adquirir mais nove submarinos pesados de ataque – com deslocamento de 3 mil toneladas – até 2020.
Acredita-se que a coreia do Norte tenha em torno de 70 submarinos, e um deles é suspeito de ter lançado um torpedo contra uma corveta sul-coreana em março de 2010. O incidente matou 46 tripulantes.
FONTE: Agência Yonhap (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)