Marinha do Brasil apreende Barco Pesqueiro
A Marinha do Brasil informa que, em Operação Conjunta com a Policia Federal e com o IBAMA, o “Navio-Patrulha Macau” aprendeu o barco pesqueiro “Shoei Maru” a 200 Km de Recife. O navio apreendido e de bandeira japonesa, sendo arrendado a empresa brasileira “Atlantico Tuna” e utilizava equipamentos de pesca ilegais.
O Navio-Patrulha Macau esta escoltando o barco apreendido para a Base Naval de Natal, devendo atracar por volta das 12 horas desta quarta-feira(14).
CAPITÃO-DE-FRAGATA(T) CLEBER RIBEIRO DA SILVA
Assessor de Comunicação Social do Com3ºDN
Atualização (14:50h): O navio apresado e o NPa Macau já chegaram a Base Naval de Natal. O NPa Macau é o segundo navio da classe “Macae” e foi transferido, recentemente, ao Setor Operativo da Marinha estando subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. O pesqueiro “Shorei Maru”, com capacidade para 300 tons de pescado, está arrendado a empresa Atlantico Tuna, empresa especializada na pesca de atuns em águas profundas e instalada em Natal-RN. Outras informações serão atualizadas até o fim do dia. Bravo Zulu ao comandante do NPa Macau e a sua tripulação!
Atualização (21:10h): De acordo com um novo comunicado da Assessoria de Impressa do Com3ºDN, o barco pesqueiro “Shoei Maru nº7” praticava a pesca de atum com equipamento ilegal (segundo informes não-oficiais, as linhas de pesca não possuíam o peso que provocam a flutuação negativa dos anzóis e iscas, favorecendo que aves marinhas fossem feridas ou morressem) que poderiam ocasionar dano ambiental. O IBAMA está realizando pericia na embarcação e sua carga, que estima-se, em cerca de, 170 tons de pescados. A PF está averiguando a documentação da tripulação (composta por brasileiros, indonésios e japoneses) e outras medidas administrativas junto à empresa proprietária. O “Shoei Maru nº7”, que possui autonomia para 90 dias, foi apreendido, aproximadamente, às 14h do dia 13 de agosto, à 200km de Recife e foi escoltado pelo NPa Macau com apoio do NPa Goiana.