INS Sindurakshak: falha no carregamento de mísseis pode ter causado explosão.
Segundo informações divulgadas hoje pelo jornal Mumbai Mirror, a explosão do submarino INS Sindurakshak, fabricado na Rússia para a Marinha indiana, pode ter sido provocada por um curto-circuito durante o carregamento de mísseis “Club”. O incidente aconteceu ontem no porto militar de Mumbai.
Segundo fontes ligadas à Marinha, a tripulação carregava os mísseis em dois compartimentos da embarcação. Ao trabalharem no segundo compartimento, os tripulantes colocaram um míssil em posição errada, provocando um curto-circuito e o disparo de dois outros mísseis, um dos quais atingiu uma parede do cais e outro explodiu dentro do submarino, causando o naufrágio. Acredita-se que pelo menos 18 tripulantes tenham morrido.
Mergulhadores navais indianos fizeram a primeira incursão aos destroços do submarino diesel-elétrico. Ainda não foram encontrados sobreviventes entre os destroços.
O ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony, que foi às pressas para Mumbai após o acidente, prestou condolências durante entrevista coletiva realizada ontem diante de membros da Marinha e das famílias dos tripulantes presos no Sindurakshak no momento da explosão. Os esforços se concentram agora na segurança de possíveis sobreviventes e do pessoal envolvido na operação de resgate, além da possibilidade de salvar o submarino.
FONTE: Voz da Rússia e Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: