INS ‘Sindhurakshak’: Ministro indiano pede auditoria em submarinos
Após a explosão e naufrágio do submarino INS Sindhurakshak, que matou 18 tripulantes, o ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony comunicou hoje que a Marinha do país fará auditorias de procedimentos operacionais padrão para todos os submarinos da frota. O comunicado foi feito por Antony durante reunião do Parlamento indiano, em que o ministro também declarou que as causas da explosão no Sindhurakshak ainda não foram definidas. “Exames visuais e forenses lançarão mais luz sobre as possíveis causas da detonação”, afirmou.
A Marinha indiana também está conduzindo avaliações e testes de segurança dos sistemas de armas empregados nos submarinos. A tarefa ficou a cargo do contra-almirante S.V. Bokhare. Todos os submarinos passarão pelos testes para averiguar a conformidade da rotina e dos procedimentos ao padrão exigido.
A análise forense do acidente só será possível quando o Sindhurakshak for resgatado. Segundo o ministro Antony, esforços estão sendo feitos para recuperar o submarino, inclusive com a possibilidade de ajuda internacional. “Órgãos de resgate mundialmente conhecidos foram contatados e estão pesquisando possíveis operações de salvamento. Também houve uma proposta de auxílio da Rússia, responsável pelas atualizações e pela reforma [do submarino]”, declarou.
Ontem (19) mergulhadores conseguiram localizar mais um dos corpos, totalizando sete vítimas encontradas até o momento.
FONTE: Daily Mail (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
Off topic…
8 injured in explosion at Jersey Shore naval facility
By Matthew DeLuca, Staff Writer, NBC News
Eight people were hurt, including one seriously, after an explosion at a U.S. Navy weapons station in Monmouth County, New Jersey, on Tuesday morning, a Navy spokesperson said.