Imagens: HMS ‘Ark Royal’ em desmanche na Turquia
Após 25 anos de serviço à Marinha Real Britânica, o ex-HMS Ark Royal em breve será reduzido a latas e lâminas de barbear. O navio foi vendido à Leyal Ship Recycling por 2,9 milhões de libras. O acordo foi parte do corte de despesas aplicado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido. O desmanche deve ser concluído em sete meses.
FONTE: Daily Mail (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- ‘Ark Royal’ de passagem por Malta a caminho de Aliaga
- Vídeo: última viagem do HMS ‘Ark Royal’ (R07)
- Porta-aviões HMS ‘Ark Royal’ é vendido como sucata
Uma grande tristeza essa notícia, ao menos um dos 3 navios da classe deveriam ser convertidos em museu lá em Portsmouth.
Essa classe foi a responsável direta pela retomada das Falklands, acho que só o Hermes não daria conta ou seria muito mais difícil, ela mereceria um monumento, no mínimo.
No mais, um dos Navios mais bonitos e elegantes que já singraram os mares.
Ainda há esperança que o HMS Illustrious que dará baixa em 2014,
torne-se um museu.
Daltonl,
torço para que isso aconteça. Vale cada centavo para visitar o navio cuja a classe participou do Primeiro Conflito Naval Moderno.
O mais interessante da história dessa classe é que ela é uma gambiarra muito bem feita, já que os Harrier foram improvisados, os Sea King AEW também o foram junto com a capacidade de desembarque vertical de tropas. Tudo fora do projeto original, mas atendendo um contingenciamento, no entanto muito bem feito e provado em combate. FANTÁSTICO.
Já está deixando saudades.
A foto é sintomática do estreito hangar. Que o HMS Invincible foi capaz de operar um número maior de aeronaves do que o normal, mesmo que por um curto período e que os argentinos estavam despreparados mascarou as deficiências da classe. O grande astro das Falklands foi o HMS Hermes e é irônico que ele ainda esteja em serviço na marinha indiana e continuará em serviço mesmo depois do HMS Illustrious ser retirado. Não a toa os britânicos optaram por NAes muito maiores, mas concordo com você que foi engenhoso e criativo a forma como foram empregados e também torço… Read more »
É triste ver um navio sendo desmontado…