China desenvolve nova classe de LPDs
De acordo com a agência de inovação canadense Kanwa Information Center, especializada em monitorar a indústria de defesa na Ásia, a China estaria construindo o primeiro de uma nova classe de navios de assalto anfíbio, capaz de transportar hovercrafts e e helicópteros. A embarcação deslocaria cerca de 35 mil toneladas, e teria previsão de comissionamento já para 2015
No começo deste mês, o periódico IHS Jane’s Defense Weekly reportou que Pequim estava construindo seu primeiro navio-aeródromo com tecnologia totalmente nacional, citanto inclusive fotos tiradas por satélite. Mas segundo a agência Kanwa, a revista teria confundido o LPD com um porta-aviões.
A China já possui três navios anfíbios de 20 mil toneladas, os chamados Tipo 071, e um quarto exemplar está atualmente em construção. Porém, essa nova classe seria inédita quanto à capacidade de transportar forças para desembarque.
Ainda de acordo com a agência canadense, o desenvolvimento de uma nova classe de LPDs estaria ligado às disputas marítimas e territoriais chinesas, por exemplo o conflito com o Japão em torno das Ilhas Senkaku/Dayou.
FONTE: The Japan Times via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
Com um deslocamento de 35 mil toneladas está mais para um LHA ou
LHD já que ambos possuem convoo de proa a popa além de doca alagável do que um LPD.
A China expandindo a suas capacidades de força expedicionária.
CVs, LPDs, Transportes Pesados, forças aerotransportáveis, etc…
RUU ????
E na Putênfia q tem até uma amazônia azul, de tão grande…. vai de q ????