Ministério da Defesa chinês promete mais porta-aviões
A China “certamente” construirá mais navios-aeródromo. A declaração foi feita por um porta-voz do Ministério da Defesa chinês e divulgada hoje pela agência de notícias Xinhua.
Ao ser perguntado acerca de informes sobre a possibilidade de o país construir seu primeiro porta-aviões do zero, o porta-voz Yang Yujun afirmou que “certamente haverá mais [porta-aviões] no futuro”. De acordo com Yujun, dispor desse tipo de embarcação vai de encontro às necessidades da China em termos de defesa. O primeiro navio-aeródromo chinês, o Liaoning, foi construído a partir do casco de um modelo Varyag ucraniano. Atualmente o navio está em fase de testes de decolagem e pouso de aeronaves em seu convoo.
De acordo com declaração feita em abril pelo vice-chefe do Estado-Maior chinês, Song Xue, o próximo porta-aviões será maior e transportará mais aeronaves. Segundo o periódico IHS Jane’s Defense Weekly, imagens capturadas por satélite de um estaleiro em Xangai apontam o que seria o começo da construção de um novo porta-aviões.
FONTE: Bloomberg.com (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: