EUA e Israel fazem teste conjunto de mísseis no mar Mediterrâneo
DIOGO BERCITO – DE JERUSALÉM
Os governos de Israel e dos EUA testaram ontem, em exercício conjunto, uma versão atualizada do míssil Sparrow, utilizado em simulações de disparos balísticos.
A ação fez a agência de notícias russa anunciar que “objetos balísticos” tinham sido detectados no Mediterrâneo em direção ao leste.
Antes do anúncio oficial israelense, os EUA negaram a participação de seus navios.
De acordo com o Ministério da Defesa de Israel, ouvido pela reportagem, a ação ocorreu em uma área de testes de uma base israelense.
O disparo foi realizado às 9h15 locais (3h15 em Brasília). O míssil foi, conforme esperado, detectado e rastreado pelo sistema antiaéreo israelense Arrow 3, que intercepta mísseis balísticos lançados contra Israel. Assim como no sistema de defesa aéreo Domo de Ferro, há cooperação americana no desenvolvimento desse equipamento.
A mídia russa reportou que os projéteis caíram no mar. A embaixada russa na Síria afirmou não ter havido sinais de explosões em Damasco, capital da Síria. Não houve, também, detecção por radares de alerta no país árabe.
Israel tem-se preparado para um possível ataque. Na semana passada, reservistas foram convocados. Com o anúncio de que a intervenção será votada no Congresso dos EUA, eles foram dispensados.
Parte do sistema Domo de Ferro, porém, foi posicionado no norte do país.
FONTE: Folha de S. Paulo via Resenha do Exército