Submarino ‘Aleksandr Nevsky’ encerra ciclo de testes no Mar branco
Em comunicado divulgado ontem (09), o estaleiro Sevmash informa o fim do ciclo mais recente de provas de mar do submarino nuclear Aleksandr Nevsky, da classe Borei. Os testes com os sistemas e armamentos aconteceram na região do Mar Branco e duraram uma semana.
Segundo o CEO da Sevmash, Sergei Marichev “os objetivos traçados foram cumpridos com sucesso. A tripulação preencheu todos os requisitos de gerenciamento dos aspectos operacionais”.
Um porta-voz do Ministério da Defesa russo também se pronunciou no sábado (07), comunicando que ” na última sexta-feira o submarino de propulsão nuclear estratégico disparou um míssil intercontinental Bulava na área de testes de Kura, na península de Kamchatka, no Mar Branco. O míssil deixou o compartimento de lançamento sem problemas, mas o sistema de controle falhou após dois minutos de voo”.
Ainda de acordo com o porta-voz, o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, decidiu suspender os testes de certificação para os submarinos Aleksandr Nevsky e Vladimir Monomakh e realizar mais cinco testes de fogo com os mísseis Bulava, a fim de verificar os parâmetros técnicos do armamento. “Uma comissão sob gerência do comandante da Marinha russa, almirante Vladimir Chirkov, está averiguando as causas da falha no lançamento do Bulava”, afirmou o porta-voz do ministério.
FONTE: Russia&India Report via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)