Concluídas as obras da P-55
Plataforma irá para Roncador, e primeiro óleo será em dezembro deste ano
Foram concluídas, esta semana, as obras da plataforma semissubmersível P-55. Amanhã, 17/09, serão iniciados os testes de inclinação da plataforma e, após essa etapa, a P-55 seguirá para o Campo de Roncador, na Bacia de Campos, Rio de Janeiro.
Projeto integrante do Módulo 3 do Campo de Roncador, a P-55 ficará ancorada a uma profundidade de cerca de 1.800 metros e será ligada a 17 poços, sendo 11 produtores e seis injetores de água. A exportação de petróleo e gás natural da plataforma será realizada por dutos submarinos acoplados à unidade.
Com 52 mil toneladas, 10 mil m² de área, a P-55 é a maior plataforma semissubmersível construída no Brasil e começará a produzir em dezembro de 2013. Com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e tratar 4 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a plataforma é uma das maiores semissubmersíveis do mundo.
A obra gerou cerca de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos e alcançou o índice de 79% de conteúdo nacional, proporcionado principalmente pelo fato de a construção e a integração terem sido feitas totalmente no Brasil. A edificação da plataforma foi realizada em duas partes construídas de forma simultânea, casco e topside, e posteriormente unidas.
O casco da unidade teve as atividades executadas no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, de onde seguiu para o Polo Naval, no Rio Grande do Sul, para continuidade dos serviços. No Polo Naval, foram feitas as instalações do convés e dos módulos, bem como a integração dos sistemas da plataforma. A construção dos módulos de Remoção de Sulfato e Compressão de Gás também foi feita no local. Outros módulos, entre eles o de Remoção de CO2, foram construídos em Niterói (RJ) e, depois de prontos, transportados até Rio Grande.
A operação que acoplou as duas grandes partes da plataforma (convés e casco), chamada de Deck Mating, é considerada o marco mais desafiador da construção da unidade e uma das maiores já executadas no mundo, em função do peso da estrutura (17 mil toneladas) e a altura a que foi levantada (47,2 metros). A manobra foi realizada dentro do dique-seco do ERG1, em junho de 2012, por meio do içamento do convés, técnica inédita no Brasil.
Dados da P-55
- Processamento de petróleo: 180 mil barris/dia
- Tratamento de gás: 4 milhões m /dia
- Conteúdo Local: 79%
- Tratamento de água de injeção: 48 mil m/dia
- Geração elétrica: 100 MW
- Lâmina de água: 1.800 m
- Número de linhas de ancoragem: 16
DIVULGAÇÃO: Gerência de Imprensa – Comunicação Institucional da Petrobras / FOTO: Agência Petrobras
Construida ou completada ??? … – confirmando a eu mesmo = construída
Off-topic
Piratas tentaram invadir o petroleiro Cartola, da Transpetro, na Malásia: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/
Apenas para fins de detalhamento o Cartola, um shuttle tanker de bandeira de Bahamas, ex liberiano – tripulação brasileira. tinha ido docar em Jingjiang, P.R.C.
Mais infos (não estão atualizadas a recente estoria do navio) =
http://www.naviosbrasileiros.com.br/nmb/C/cartola/cartola.html
Mais uma plataforma finalizada aqui no Polo Naval de Rio Grande. Em dezembro quando entrar em operação comercial adicionará mais 180.000 barris por dia de petróleo a nossa produção e mais 4 milhões de m³ de gás/dia… A cada plataforma produzida e colocada em produção comercial nossa situação e riqueza melhora e aumenta, abrindo mais possibilidades para o FUTURO… Vai a P-55 e começa o trabalho com as P-75 e P-77 a serem construídas no estaleiro QUIP em Rio Grande/RS. Some-se ainda a P-74 que será construída no nosso município vizinho de São José do Norte, todas as três plataformas… Read more »