‘Operação Lagosta’: 50 anos da guerra que não aconteceu
Sozinho o Tartu não era uma grande ameaça, mas bastava uma atitude precipitada e todo o Grupo Tarefa do navio-aeródromo Clemenceau, que estava na costa oeste da África, atingiria o litoral do Nordeste brasileiro em aproximadamente três dias.
Conheça os detalhes dessa história e seus desdobramentos através do artigo “50 da Guerra da Lagosta”, publicado na edição mais recente (número 8) da Revista Forças de Defesa.
A Revista Forças de Defesa 8ª edição já está disponível para compra pela internet, no valor de R$ 18,00, e também em bancas de todo o País.
Abaixo seguem os links para compra da revista através do PagSeguro e Paypal. Lembramos que o envio não será cobrado, pedimos que informem os dados postais com exatidão para que não ocorram problemas no recebimento dos exemplares.
Não bota pilha, Poggio. Assim eu não vou conseguir nem esperar a minha chegar, vou correr para uma banca de revistas.
Pensei que os franceses fossem amigos!!!
Caro Marcos Os franceses eram e continuam sendo amigos. Só para ficar num exemplo, se hoje nós temos a CRUZEX devemos isso a eles. É importante colocar essa história dentro de um contexto histórico. No final da década de 1950 e início de 1960 a França estava acumulando derrotas no ‘front’ externo, e no “front” interno a situação não era das melhores. De Gaulle acreditou que esta manobra (proteção dos pesqueiros) poderia lhe render “dividendos políticos”. Tirando o lobby pesqueiro da região da Bretanha e certos grupos ultra nacionalistas, o resto da população francesa estava indignada com a medida. O… Read more »