Google Earth mostra possível porta-aviões chinês
Em artigo publicado na revista Time no último dia 14, os analistas militares Peter W Singer e Jeffrey Lin analisaram o programa de construção de navios-aeródromo da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. Ao investigar uma foto de satélite do Google Earth mostrando o estaleiro Jiangnan, próximo a Xangai, Lin percebeu um módulo de uma embarcação de grande porte. “Essas informações obtidas através de ferramentas open-source são importantes, elas confirmam o que já esperava que acontecesse quando uma grande potência se lança ao mar – o surgimento de um porta-aviões chinês de fabricação nacional”, explica o analista.
Singer and Lin apontam que o navio provavelmente será uma versão criada a partir do Admiral Kuznetsov adquirido da Ucrânia pela Marinha chinesa, que viria a se tornar o atual Liaoning após uma extensa reforma. Os especialistas afirmam, com base nas imagens do Google Earth, que essa nova embarcação da chamada classe 001 terá sistema de propulsão convencional.
O artigo da Time conclui que o futuro navio-aeródromo terá entr 40 e 50 aeronavez J-15, conforme especificação do almirante Song Xue, vice-chefe de Estado Maior da Marinha do ELP.
FONTE: Want China Times via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
NOTA DA EDITORA: Para conferir o artigo da Time sobre o possível NAe chinês, clique aqui.