MoD britânico manda HMS ‘Endurance’ para desmanche
O Ministério da Defesa britânico decidiu escrapear o navio-patrulha polar HMS Endurance. A decisão foi tomada após avaliação que determinou como inviáveis os reparos no navio, que sofreu um acidente seguido de inundação em 2008, na costa do Chile.
Além do Endurance, três fragatas tipo 22 também serão enviadas à Leyal Ship Recycling Centre, na Turquia – mesma empresa que comprou o navio-aeródromo HMS Ark Royal para desmanche. Outra fragata da mesma classe também será desmantelada pela Swansea Drydocks. A primeira fragata a ser retirada de serviço é a HMS Chatham, que parte hoje para a Turquia, e em seguida a HMS Campbeltown e HMS Cumberland. A HMS Cornwall suspenderá para South Wales em data ainda a ser determinada.
Em 2008, o HMS Endurance sofreu danos severos por conta da inundação causada por uma válvula defeituosa. Ao todo 15 civis tiveram que ser resgatados por helicóptero. Atualmente, a função de patrulha na região da Antártica fica a cargo do HMS Protector – um antigo navio de pesquisa norueguês reformado pela Royal Navy.
De acordo com porta-voz do MoD, “para elevar o HMS Protector ao padrão de performance demandando pela Marinha foram investidos 5 milhões de libras em sistemas de comunicação melhores, reforços estruturais e blindagem, e equipamentos especiais para pesquisas hidrográficas”. Ainda de acordo com o representante do ministério, “O HMS Endurance tinha previsão de descomissionamento para 2015. Levando em conta os danos causados pela inundação e a subsequente deterioração do navio, os reparos foram considerados economicamente inviáveis. A aquisição do HMS Protector assegura as capacidades de patrulha polar da Marinha Real.”.
O porta-voz informou ainda que a venda das fragatas tipo 22 para desmanche arrecadou pouco menos de 3 milhões de libras.
FONTE: British Forces News (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)