Belas imagens da Marinha Italiana no ‘Brilliant Mariner 2013’ da OTAN
A Marinha Italiana liderou o exercício “Brilliant Mariner 2013” da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), realizado entre os dias 26 de setembro e 6 de outubro ao largo da Sardenha, no Mediterrâneo. Participaram meios navais da França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha e Turquia, que exercitaram sua coesão e integração para fazer parte, a partir de 1º de janeiro de 2014, do Componente Marítimo da Força de Resposta da OTAN sob a liderança da Itália.
O navio-aeródromo Cavour, da Marinha Italiana, foi o capitânia da força naval, que contou com contratorpedeiros, fragatas, navios-tanque e submarinos, exercitando o controle de tráfego mercante, tiro naval, defesa aérea, defesa antissubmarino, reabastecimento no mar, gestão de situações de crise, busca e salvamento. Também operaram, a partir do porto de Cagliari, navios caça-minas, que recuperaram do mar 15 minas da Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 3.150 homens e mulheres fizeram parte da contribuição italiana ao exercício (incluindo 380 infantes da “Brigata Marina San Marco”, que além desses militares contou com os seguintes meios: navio-aeródromo Cavour, contratorpedeiros (antiaéreos) Duilio e Mimbelli, navio-anfíbio San Marco, fragatas Aliseo, Espero e Grecale, navio-tanque Stromboli, corveta Fenice, navios-patrulha Foscari e Cigala Fulgosi e caça-minas Crotone e Milazzo, além do submarino Pelosi.
A Marinha Italiana também operou com os seguintes meios aéreos: cinco helicópteros EH 101, 2 AB 212 e 1 SH90, além de 8 jatos Harrier AV8B (passe o cursor do mouse sobre as imagens para ver os nomes dos navios mostrados aqui).
A Força Aérea Italiana também participou do exercício “Brilliant Mariner 2013”. Clique aqui para ver mais fotos e informações no Poder Aéreo.
FONTE/FOTOS: Marinha Italiana (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em italiano)
VEJA TAMBÉM:
- Porta-aviões italiano ‘Cavour’ vai operar variante F-35B do JSF
- Mais sobre o pacote italiano para a MB
- Trechos da parceria estratégica Brasil-Itália
- Primeiras fotos do UH-12 e UH-14 no NAe “Cavour”
- Mais fotos do NAe Cavour e do NT Alte. Gastão Motta
- Marinha realiza TOM com NAe ‘Cavour’
- Cavour chega ao Haiti e inicia operação de helicópteros
- Mais fotos do ‘Cavour’, que realizará sua primeira missão no Haiti
- ‘Cavour’!
- Todas as Horizon navegando juntas
- Classe Andrea Doria, a ‘Horizon’ italiana
Enquanto isto na Baia da Guanabara temos, “Enrolex, Faz de contex, Diariex, De vez em quantex, miragemex, de qualquer jeitex” e demais operações e simulações de combate top of mine. todas evidentemente limitadas a 15 kts dada a “fartura” de combustivel para as operações…..
Grande abraço
Clicando na segunda foto de cima para baixo, para ampliar, dá pra ver em detalhes a quantidade e variedade de armamento do contratorpedeiro Francesco Mimbelli.
Só de armamento de tubo, são três torretas de canhões de 76mm (3″) e uma de 127mm (5″)
E dois lançadores diferentes de mísseis antiaéreos, um à vante do passadiço para mísseis Aspide / Sea Sparrow de defesa de ponto e área curta e, mais à ré, o lançador Mk 13 para mísseis Standard de defesa de área.
Isso sem falar na profusão de radares de busca e de direção de tiro, tanto para os dois tipos de mísseis antiaéreos quanto para os canhões.
Já na foto de baixo, que mostra o Caio Duilio, fruto do programa franco-italiano Horizon, dá pra perceber o porte do navio pelo tamanho aparentemente diminuto que aparenta ter, no convoo, o EH 101, que não é exatamente um helicóptero pequeno…
Interessante também é que a terceira torreta de canhão de 76mm, que fica sobre o hangar, aparentemente foi retirada por algum motivo.
D++++++
Desculpe Soldat, não entendi o teu trocadilho no post, poderia explicar por favor.
Grande abraço
Saudações .
Sr juarezmartine
Não é trocadilho é somente uma exaltação a minha segunda nação a minha querida Itália que amo a terra dos meus avos.
Abraços.