Corveta ‘Imperial Marinheiro’ aberta à visitação em Itajaí, neste domingo
Os moradores de Itajaí e região terão a oportunidade de visitar, neste fim de semana, a Corveta Imperial Marinheiro, que está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos e aberta à visitação pública neste domingo, das 14h às 17h.
A Corveta Imperial Marinheiro (V-15) recebeu este nome em homenagem aos marinheiros brasileiros que lutaram e morreram na Guerra do Paraguai. É a terceira a ostentá-la. A Imperial foi construída pelo estaleiro C.C. Sheepsbower & Gashonder Bedriff Jonker & Stans, em Rotterdam, na Holanda. Ela fez parte de um lote de dez unidades construídas na Holanda encomendadas pela Marinha do Brasil.
A Corveta Imperial Marinheiro foi idealizada pelo Almirante Renato de Almeira Guillobel, Ministro da Marinha naquela época. Em dezembro de 2008, a corveta chegou em Itajaí com 46 toneladas de doações das Defesas Civis do Rio de Janeiro e Santos para os atingidos pelas chuvas de novembro daquele ano.
A Delegacia da Capitania dos Portos fica na Avenida Paulo Bauer, 1.055, atrás do Mercado Municipal.
FONTE: Diariocatarinense.com.br
Esse guerreiro já merece aposentadoria, pena que ainda não tem um substituto a altura,como dito várias vezes antes, na minha humilde opinião o Brasil deveria construir no máximo 20 napa 500t (já nem sei se essa quantidade vai conseguir, inicialmente eram 47) e os demais construía uma classe maior algo entre 800 e 1200 toneladas, mas pelo valo de se construir um navio desse deslocamento não é melhor construir logo um de 1800t, em algum momento li que o preço de um Macaé seria quase o mesmo de um navio bem maior, alguém confirma? Cada Macaé seria algo como 80… Read more »
A substirtuição das corvetas da classe “Imperial Marinheiro”, equivale ao F X-1 + F X-2.
Primeiro tentataram com a classe das corvetas tortinhas da proa molhada, depois foi o filho único de mãe solteira e ainda por cima temporão!!!
Agora estão tentando faze-lo, c/ navios c/ a metade do deslocamento.
Se o estaleiro que as construiu (as corvetas da classe Imperial Marinheiro) ainda existir, devem estar bastante admirados da longevidade de seu navio.
Sim pq p/ durarem tanto tempo assim, só sendo navios mto bem construídos.
nossa chega a dar dó, nossas forças armadas nesse nível, parece que o governo aprovou a compra de uma metralhadora MINIMI M249 para substituir o nosso velho FAP, acho bem legal isso, mas seria melhor se fosse uma produzida e desenha por nós.
Mauricio…
apesar de usarem o mesmo indicativo “V”, as Inhaumas e a Barroso, na verdade fragatas leves, nunca foram substitutas para as Imperiais Marinheiros, que são meios
Distritais e não meios da Esquadra.
Colocar ‘Inhaúma’ e ‘Imperial Marinheiro’ no mesmo saco é a mesma coisa que chamar laranja de maçã. Cada um no seu quadrado.
Po Mauricio, se fosse um novato, ou no minimo desconhecer do be a ba basico as Enhaumas nunca foram feitas para substituir as I*M´s que alias apenas mantiveram o tipo de navio que eram a sua época CV´s, pois desde mid 70´s early 80´s não são utilizadas como tal
tem 3 assuntos que da branco em todo mundo quando sai aqui = Paranaiba, Im´s e NaPaOc´s amazonhas … descontando-se os sapiencias .. mas ate então o s sapiencias são ‘sapiencias’ mesmo … kkkkk
A “Corveta” Imperial Marinheiro e o melhor exemplo para retratar as condicoes nas quais anda a outrora formidavel Marinha Brasileira. So rindo para nao chorar mesmo. Lamentavel.
oh la, num falei …
A V24 já virou museu faz tempo, eu particularmente gosto do assunto ” Navios de patrulha”. A MB “mantem navegando quantos desta Classe? Temos a Cabloco V19 e a Imperial Marinheiro V15, mais alguma ?
Corvetas Imperial Marinheiro e Inhaúma são de fato farinhas de sacos diferentes. A única coisa que as une é o início do projeto que levou à classe “Inhaúma”. De início, a ideia era construir uma classe de navios-patrulha oceânicos. Mas eles foram crescendo em deslocamento conforme os requisitos foram se aprimorando, ao mesmo tempo em que a necessidade de escoltas para substituir grande quantidade de CTs comprados usados dos EUA ao longo dos anos seguintes (e a construção de fragatas em quantidade suficiente para isso era considerada improvável devido aos custos) e se impôs à necessidade de navios-patrulha oceânicos. Assim,… Read more »
Nunes Neto, Sobraram só essas duas que você citou. Como pode ser concluído a partir do meu comentário anterior, parte das 10 corvetas classe “Imperial Marinheiro” que ainda estava em serviço em meados da década de 90 foi substituída por 4 navios da classe “Bracuí”, adquiridos usados da Marinha Real britânica. PS – adoraria que, quando desse baixa, esses últimos dois navios da classe virassem museus, como foi o caso de uma dessas corvetas, no Norte do País. Uma delas, já que serve em Rio Grande, poderia virar um museu por lá. Já a outra poderia cumprir o mesmo papel… Read more »
A Solimões em Bélem
V24 (Solimões), considero quase um absurdo esses navios ainda estarem navegando!Já visitei o bracuí e sinceramente, achei antiquado,mas gosto do desenho com duas chamines, mas…..sou apenas um ignorante em assuntos navais
Só para não perder a mania, alguém sabe como anda o cronograma de entrega das NAPA 500?
MO,
Minhas sinceras desculpas, como maneira de me redimir vão aí umas fotos de outro trambolho francês, verdadeira assombração, que aposto está sendo avidamente promovido aqui por essas bandas:
L’Adroit
(http://www.aviationweek.com/Blogs.aspx?plckBlogId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post:6f459d42-5d64-414c-bc38-13eadecc85ff)
kkk po Mauricio deveria se chamar L´triangulê … kkkk
Maurício, vc têm algum dado que embase a crítica de trambolho sobre a L’Adroit, ou vc só está tirando sarro mesmo (não estou lhe criticando ,só curiosidade sobre o navio mesmo)