Submarino nuclear ‘Alexander Nevsky’ completa provas de mar
O Alexander Nevsky, segundo submarino nuclear da classe Borey (Projeto 955) da Marinha Russa, acaba de completar a etapa de provas de mar. As informações são do estaleiro Sevmash, e porta-vozes da empresa acrescentaram que os trabalhos no Projeto Borey estão “dentro do cronograma”. Porém, não foi dada nenhuma indicação de quando o Alexander Nevsky seria comissionado.
Ainda em setembro deste ano, o governo russo suspendeu as provas do Alexander Nevsky e do Vladimir Monomakh após o o fracasso no lançamento de um míssil Bulava – armamento principal da classe. O ministro da defesa, Sergei Shoigu também ordenou que os dois submarinos realizem mais cinco testes de fogo com os mísseis balísticos.
De acordo com declaração feita um julho passado pelo diretor do estaleiro Sevmash, Mikhail Budnichenko, a previsão inicial era de que o Alexander Nevsky fosse comissionado no dia 15 de novembro deste ano, enquanto o Vladimir Monomak entraria em serviço na metade de dezembro. Mas agora, a adoção efetiva dos submarinos depende do sucesso dos próximos testes com o Bulava.
Incluindo o último lançamento, ao todo oito de 20 testes de fogo com o míssil foram declarados oficialmente malsucedidos. Porém, as Forças Armadas russas continuam afirmando que não há outra alternativa ao Bulava. O míssil a ser lançado a partir dos submarinos Borey é composto de três módulos, tem alcance de 8 mil quilômetros, e pode transportar até 10 ogivas MIRV.
O estaleiro Sevmash informa ainda que o primeiro submarino de ataque da classe Yasen (Projeto 885) – o Severodvinsk – iniciará no mês que vem o ciclo final de provas na região do Mar Branco.
FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)