Cruzador ‘Petr Velikiy’ da Marinha russa chega ao Mediterrâneo
Após chegar ao Mediterrâneo pelo Estreito de Gibraltar, o cruzador de propulsão nuclear russo Petr Velikiy (Pedro, o Grande) ancorou na região do Mar de Alboran. Ao longo dos 11 dias de viagem desde Severomorsk, no Mar de Barents, até o Mediterrâneo, o cruzador realizou manobras de combate anti-aéreo e anti-submarinos. Entre as missões do navio está restabelecer a presença russa em áreas estratégicas.
O Petr Velikiy é o quarto cruzador porta-mísseis da classe Kirov de propulsão nuclear, e um dos navios de superfície mais pesados atualmente em operação, exceto porta-aviões.
O armamento principal da classe Kirov são as 20 unidades do míssil P-700 Granit (SS-N-19 Shipwreck), desenvolvido contra alvos de grande porte. A defesa anti-aérea fica a cargo de 12 unidades de oito lançadores S-300F, além de duas baterias Osa-MA com 20 mísseis cada.
NOTA DA EDITORA: clicando aqui você confere um vídeo do Petr Velikiy no Mediterrâneo junto com o cruzador Varyag, navio capitânia da Frota do Pacífico da Marinha russa.
FONTE: Navy recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)