Japão planeja expandir frota de contratorpedeiros com sistema Aegis
De acordo com o jornal Yomiuri Shimbun, citando fontes anônimas, o governo japonês estaria considerando aumentar sua frota de contratorpedeiros armadas com o sistema de mísseis Aegis. O contingente atual é de seis unidades, que devem chegar a oito.
Ainda segundo o jornal, a previsão é de que a aquisição dos navios seja incluída em um novo programa básico de defesa a ser adotado no país até o fim deste ano. Os contratorpedeiros estariam operacionais dentro de dez anos. “A configuração das Forças de Auto Defesa no futuro serão estudadas quando o governo revisar os programas básicos de defesa”, afirmou o ministro da defesa japonês Tsuyoshi Hirata.
O aumento da frota de contratorpedeiros vem sendo contemplado em parte diante da ameaça de ataques de mísseis da Coreia do Norte. De acordo com informações do Yomiuri “o desenvolvimento nuclear e de mísseis por parte da Coreia do Norte se tornou uma ameaça iminente para a segurança do Japão”. Pyongyang já havia feito testes de fogo com mísseis balísticos em dezembro do ano passado, e em fevereiro deste ano realizou sua terceira detonação de armas nucleares.
O jornal também aponta a preocupação com as disputas territoriais envolvendo a China em torno das Ilhas Senkaku/Dayou, no sudeste do país. Segundo o periódico, “se o Japão pudesse manter permanentemente navios equipados com o sistema Aegis e com radares potentes nas áreas próximas a essas ilhas no sudeste, espera-se um aumento na capacidade de vigilância contra aeronaves e mísseis chineses”.
FONTE: The Economic Times via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)