Ministro e deputada visitam Laboratório Farmacêutico da Marinha no Rio de Janeiro
CENTRO RECEBEU INVESTIMENTO DE R$ 1,5 MILHÃO ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) foi a cicerone na segunda-feira (11) da primeira visita do ministro da Defesa, Celso Amorim, ao moderno Laboratório Farmacêutico da Marinha, em Benfica, Zona Norte do Rio. A parlamentar é responsável por emenda ao Orçamento da União de 2013 no valor de R$ 1,5 milhão ao centro, que contribui ano a ano com pesquisa e produção de fármacos no Brasil.
Com o valor da emenda parlamentar, o laboratório potencializou sua capacidade de produção e modernizou o sistema de embalagem de fármacos. Uma das novas máquinas adquiridas pela Marinha tem a capacidade de produzir cerca de 10 mil embalagens por hora, o que significa 300 mil comprimidos / hora. Os medicamentos são enviados para farmácias populares, aos familiares de soldados navais e a diferentes projetos sociais realizados pela Força em todo o país.
O ministro Celso Amorim ficou impressionado com a produtividade do centro e elogiou a iniciativa: “O nosso país conta com um importante aliado também nessa área”, destacou, durante a visita.
De acordo com a parlamentar, a soberania tecnológica na produção de fármacos do Brasil está inteiramente ligada à Defesa: “O parque de produção de remédios e embalagens da Marinha contribuem muito para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que nos garantam segurança industrial em saúde”, explica Jandira.
O laboratório foi criado em 1906 e, desde então, vem cumprindo a missão de atender às famílias navais e aos órgãos públicos, produzindo medicamentos com o objetivo de ajudar a suprir a necessidade nacional. Os principais critérios de fabricação de medicamentos são: principais doenças, medicamentos mais caros, medicamentos estratégicos, medicamentos essenciais e programas assistenciais.
Também participaram da visita o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Grabois Gadelha, o diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante Celso Barbosa Montenegro e o comandante almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto.
FOTOS: Pedro Rocha