Imagens: Lançamento do ‘Novorossiisk’
Foi lançado nesta quinta-feira instalações do Admiralty Shipyards, em São Petesburgo, o Novorossiisk – primeiro de seis submarinos diesel-elétricos da classe Varshavyanka que devem ser entreguea à Marinha russa nos próximos dois anos. Os navio são um componente chave para a estratégia naval da Rússia no Mediterrâneo, para onde foi enviada recentemente uma força-tarefa de aproximadamente dez meios de superfície. A construção do Novorossiisk começou em agosto de 2010.
A classe Varshavyanka (Projeto 636) é uma versão modernizada da classe Kilo, e apresenta além de características stealth marcantes, maior alcance e capacidade para engajar alvos em terra, de superfície e submersos. Os submarinos têm como principal finalidade missões anti-navio e anti-submarinos em águas relativamente rasas.
Os navios acomodam 52 tripulantes, alcançam velocidade de até 20 nós e têm alcance de 400 milhas, além de serem capazes de realizar patrulhas por até 45 dias. Também são armados com 18 torpedos e 8 mísseis superfície-ar.
FONTE: RIA Novosti (texto do Poder Naval)
Sinais dos tempos… quem diria, um padre ortodoxo abençoando o submarino!
Sim, a ideia é que a Igreja ortodoxa sirva como elo moral e espiritual entre os russos, substituindo a antiga ideologia comunista.
Um belo submarino… é preciso muita tecnologia e know how para se fazer um desses.