Saab vai modernizar sistema de controle de submarinos australianos classe ‘Collins’
Em nota divulgada na sexta-feira, 28 de novembro, a empresa sueca de defesa e segurança Saab informou informou que foi assinado contrato com a ASC Pty Ltd (Australian Submarine Corporation) para atualizar e modernizar o sistema integrado de gerenciamento e monitoramento de controle de navio (Integrated Ship Control Management and Monitoring System – ISCMMS) dos submarinos classe “Collins” da Marinha Real Australiana.
Segundo a empresa, o contrato tem valor total de 180 milhões de coroas suecas (aproximadamente 27,5 milhões de dólares ou 64 milhões de reais). O sistema ISCMMS é responsável pelo controle de manobras do submarino e pelo gerenciamento de sistemas integrados da plataforma. Desenvolvido originariamente pela Saab, o sistema provou ser bastante confiável para a classe “Collins” de submarinos australianos, diz a nota da empresa.
Ainda segundo a nota, o programa de modernização envolve a atualização de componentes eletrônicos e sistemas, aliviando problemas futuros de obsolescência e permitindo que o softwares do ISCMMS continue a operar de forma eficiente. O contrato compreende o período entre 2013 e 2016, e envolverá a área de operações de Soluções de Defesa e Segurança em Adelaide, na Austrália.
FONTE: Saab (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália
VEJA TAMBÉM:
- Marinha Real Australiana dispara primeiro torpedo MU-90 de combate
- ‘Collins’ servido em dose tripla
- Submarinos japoneses cogitados pela Austrália
- Austrália preserva investimento em submarinos dos cortes no seu orçamento
- Os desafios da Austrália para substituir seus submarinos
- Após falha em gerador, submarino australiano vai para manutenção
- Manutenção dos submarinos australianos é suspensa por suspeita de contaminação
- Austrália começa a projetar a perspectiva de substituição dos ‘Collins’
Quais eram os problemas dos submarinos australianos?
Mais são bonitos esses Collins.
http://www.navy.gov.au/sites/default/files/ships/NIUW8065726_050317_093_018.jpg
Marcos, eles tiveram problemas de toda ordem que se possa imaginar, na verdade até onde eu sei, daria um post em 3 partes, praticamente “O Caso Collins”. – existiram acusações de jogo sujo ou propina para a escolha de fornecedores Australianos, mas nunca ficou provado nada, ao menos ninguém foi preso, e lá elas vão. rs – Teve também a questão de não se “congelar” o design, adcionando mais capacidades ao longo do programa que levou mais de 10 anos para 6 subs. – junta-se a isso, o credenciamento de fornecedores, no mínimo, não qualificados para tal, o que acarretou… Read more »
Marcos,
Se vc tiver curiosidade, há um resumo em português de portugal em um sítio dos patrícios, o areamilitar, sobre a classe Collins. Segue o link:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?NN=127
Abç.,
Ivan.
Entretanto se seu apetite for maior, há um relatório com 170 páginas em inglês bem mais completo, publicado em 2012 pela divisão de comunicação do MD australiano:
http://www.defence.gov.au/dmo/publications/Coles_Report_Final_22Nov12.pdf
Boa sorte, 🙂
Ivan, o Terrível.
Grato!