Índia irá leiloar antigo INS ‘Vikrant’
Dezesseis anos após ser descomissionado, o INS Vikrant, primeiro navio-aeródromo da Índia e atualmente conhecido como Indian Museum Ship, está pronto para ser leiloado. O pregão online foi a alternativa encontrada uma vez que o governo do estado de Maharashtra, no oeste do país, não conseguiu converter o navio em um museu permanente.
O Vikrant foi originalmente adquirido pela Índia junto à Marinha Real Britânica em 1957, como parte de um acordo na área de defesa. O navio teve papel crucial na guerra indo-paquistanesa de 1971 – que resultou na independência de Bangladesh – e foi descomissionado após 36 anos de serviço
Em entrevista concedida na quinta-feira passada a bordo do porta-aviões, na véspera do Dia da Marinha, o chefe do Comando Naval do Oeste, vice-almirante Shekhar Sinha, declarou que “é triste, mas é verdade. O processo de leilão virtual já começou. É doloroso para mim lhes dizer isso”. E acrescentou “Falando pessoalmente, estou triste. Sou um dos últimos oficiais que voou a partir do convoo do Vikrant“.
Segundo o vice-almirante, até o momento a Marinha indiana administrava o navio. Mas o governo estadual deixou claro que não tem mais condições de sustentá-lo. Sendo assim, o Minsitério da Defesa optou pelo leilão. O pregão será aberto no portal da MSTC Limited em 18 de dezembro ao meio-dia e será encerrado às 16 horas do mesmo dia.
FONTE: dailypioneer.com via Militaryphotos.net (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)