Marinha faz demonstração de operação de guerra em Corumbá
O Porto Geral de Corumbá foi palco de uma simulação do poderio bélico da Marinha do Brasil. A simulação de Operação de Guerra no Pantanal, na tarde do domingo (8), fez muita gente sair de casa para assistir a demonstração. A atividade integrou as comemorações do Dia do Marinheiro, que é celebrado no dia 13 de dezembro.
Com câmera nas mãos, muitos gravaram o exercício militar, principalmente quem não é da cidade. “Moro em Cuiabá e nunca vi essa demonstração. Vim ao Porto para passear e me assustei com as primeiras bombas que foram lançadas, pensei que fosse algo caindo. Depois me explicaram que seria uma simulação de guerra. Achei incrível, demonstrar de forma tão clara e direta à população, quais serão os procedimentos tomados pela Marinha, caso ocorra alguma situação como essa.”, disse fonoaudióloga Juliana Cardoso, de 36 anos.
As crianças não tiravam os olhos da movimentação militar, deslumbradas com a cena de combate que envolveu helicópteros, embarcações, homens equipados com armamentos e explosivos. “Sempre quis ser bombeiro, salvar vidas, mas, vou pensar mais um pouco, acho que quero ser da Marinha, quem sabe um dia eu possa fazer o que eles fizeram. Achei incrível, parecia filme”, disse Arthur Atagiba, de oito.
O contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval, destacou a importância da ação. “Essa demonstração apresenta à toda a comunidade a importância da Marinha na proteção dessas duas cidades, o que faz com que a Marinha seja soberana nessa região e na nossa nação. As atividades em comemoração ao Dia do Marinheiro continuam. Ainda teremos, no dia 13, a cerimônia no Pórtico e no dia 14 a inauguração da iluminação de Natal do Pórtico, com as bandas da Marinha e do Exército.”
FONTE: A Crítica