Batizada a primeira fragata F125 alemã, a ‘Baden-Württemberg’
Em nota divulgada em 12 de dezembro, a ThyssenKrupp informou o batismo da primeira de quatro fragatas F125 destinadas à Marinha Alemã, que recebeu o nome “Baden-Württemberg” em cerimônia realizada nas instalações da divisão de sistemas marítimos da empresa em Hamburgo. A entrega deste primeiro navio está prevista para novembro de 2016.
A ThyssenKrupp Marine Systems é a líder do consórcio ARGE F125, que recebeu o contrato para construção dos quatro navios em 2007, sendo que o valor estimado total para aquisição das quatro unidades é estimado em 2 bilhões de euros. O consórcio inclui o estaleiro Friedrich Lürssen de Bremen, que constrói os navios em cooperação com os estaleiros da Blohm+Voss, em Hamburgo.
A cerimônia de batismo foi realizada por Gerlinde Kretschmann, esposa do “premier” do estado de Baden-Württemberg, na presença de autoridades do Ministério da Defesa, do estado de Baden-Württemberg (incluindo seus legisladores), do Parlamento Alemão, da Marinha Alemã e das empresas envolvidas.
As quatro novas fragatas substituirão oito unidades da classe Bremen (tipo 122), e foram desenvolvidas especialmente para os atuais e futuros cenários esperados para a Marinha Alemã. Além das tradicionais tarefas de defesa nacional e da aliança, a classe 125 é projetada para prevenção de conflitos, gerenciamento de crise e operações de intervenção e estabilização na arena internacional. Os navios serão capazes de permanecer no mar por 24 meses, representando a primeira realização do conceito de uso intensivo, ou seja, aumento da disponibilidade na região de operação. Isso é possível devido a uma tripulação menor, numa estratégia de duas tripulações para cada navio, o que permite a substituição destas durante a comissão.
Principais dados da F125:
- Comprimento: 149 m
- Boca: 18 m
- Velocidade máxima: superior a 26 nós
- Deslocamento: aproximadamente 7.000 toneladas
- Tripulantes: normalmente 120, máximo de 190
FONTE: ThyssenKrupp (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
FOTOS: Marinha Alemã
NOTA DO EDITOR: apesar da nova classe ser um navio multitarefa, isso se refere mais a cenários de gerenciamento de crises, combate antipirataria e outros projetados para as próximas décadas, num caráter mais “expedicionário”. Assim, ao invés de privilegiar sofisticados sistemas antissubmarino e antiaéreos que destacam, respectivamente, suas predecessoras 123 e 124 (e que já atendem às necessidades alemãs nestas áreas), a F125 deverá ter uma capacidade superior para atacar alvos em terra e projetar poder, o que inclui acomodações e meios para desembarcar (hangar para 2 helicópteros NH90 e até 4 botes armados) um total de 50 comandos.
O armamento de tubo principal é um Oto Melara 127/64 LW, numa torreta de características furtivas e canhão capaz de empregar a munição Vulcano de longo alcance. Além disso, cada navio deverá ter 5 metralhadoras 12.7mm e 5 canhões de 27mm, remotamente controlados, adequados a se contrapor a ameaças assimétricas. Já o armamento antiaéreo estará limitado a dois lançadores conteiráveis de mísseis RAM (RIM-116) de 21 células cada. Quanto a mísseis de caráter ofensivo, deverá operar inicialmente o Harpoon (antinavio, já utilizado na Marinha Alemã), havendo planos para eventualmente receber mísseis com capacidade de atacar também alvos em terra, como o RBS 15 MK4. Para saber mais sobre a classe e assuntos relacionados, clique nos links a seguir.
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