Projeto Tactical Maritime Unmanned Air System
O Reino Unido lançou em agosto o Projeto Tactical Maritime Unmanned Air System (TMUAS) de uma aeronave não tripulada para operar embarcada. A AgustaWestland venceu um contrato no valor de 2,3 milhões de Libras para o demonstrador Rotary-Wing Unmanned Air System (RWUAS).
O TMUAS será um sistema para operar na fragata Type 26 e o RWUAS será usado para desenvolver conceitos operacionais, treinamento e apoio do TMUAS, e sua integração com os sistemas do navio. O RWUAS será baseado no helicóptero PZL-Swidnik Solo, que terá capacidade opcional de ser pilotado (optionally piloted helicopter). A demonstração deve ocorrer em 2014 na Type 23.
O TMUAS definitivo será uma aeronave maior e outra menor. O trem de pouso fíxo do Solo não é considerado ideal para pouso em estado do mar 6 como previsto para o TMUAS. O Solo será equipado como o radar Selex ES PicoSAR, sistema de imagem Selex VigilX e torreta infravermelho da da DRS Technologies. A Atlas e a Thales irão fornecer sistemas de contramedidas de minas, ISRT e simulação.
Outros concorrentes com o Solo foram o H-6 Little Bird da Boeing, o Schiebel da BAE Systems, Camcopter da SAAB Qinetiq e o FIre Scout da Northrop Grumman.
Cadê o nosso???
O mundo dá voltas. As vezes de 360 graus ( Gyrodyne QH-50 DASH ).
😉
Groo, você desenterrou… pode crer…
Eles eram para ser usados nas FF 1052 Knox Class… mas tecnologia da época não permitiu… rsrsrs
Sds.
Oganza…
antes das Knox e Garcias, o DASH foi utilizado em destroyers das classes Gearing e Allen M Sumner, aqui na MB 6 desses navios modificados foram adquiridos nos anos 70, operando o WASP ao invés do DASH.
Os japoneses também utilizaram o DASH, lá tendo mais sucesso, mas com o cancelamento do mesmo para a US Navy os DASHs japoneses não duraram muito mais.
abs