Porta-aviões INS ‘Vikramaditya’ e INS ‘Viraat’ operando juntos

23

INS Vikramaditya - 9

ClippingNEWS-PAMaior navio de guerra da Índia, o navio-aeródromo INS Vikramaditya, que foi recebido da Rússia em novembro de 2013, chegou finalmente à área de operações da Marinha Indiana no Mar Arábico depois de uma longa viagem.

O tão esperado navio de US$2,3 bilhões foi escoltado por navios da Frota ocidental da Índia, a caminho da base naval da Marinha Indiana em Karwar, na costa ocidental. Tão logo o grande navio entrou na área de operações indiana no norte ocidental do Mar Arábico, ele foi acompanhado pela primeira vez pelo velho INS Viraat (ex-HMS Hermes, que lutou na Guerra da Malvinas em 1982) no sábado (4.1.14). Ao longo de sua jornada para casa o INS Vikramaditya foi acompanhado pela INS Trikand, fragata da classe “Talwar”, pelo INS Delhi, destróier da classe “Delhi” e pelo INS Deepak, navio-tanque.

Na recepção, o comandante da Frota Ocidental, contra-almirante Anil Chawla, liderou a flotilha da Frota Ocidental, também composta INS Viraat, além de dois destróieres da classe “Delhi”, três fragatas classe “Trishul” furtivas, uma fragata da classe “Godavari” e duas de embarcações de patrulha offshore.

O INS Vikramaditya, que foi comissionado na Marinha Indiana em 16 de novembro de 2013, no estaleiro Sevmash em Severodvinsk no norte da Rússia, está programado para chegar esta semana no seu porto sede em Karwar, Karnatakain. O navio-aeródromo então deverá começar a receber suas armas e aeronaves. A ala aérea embarcada consistirá de 30 jatos MiG-29K e seis helicópteros Kamov.

O MiG-29K dará um impulso significativo para a Marinha Indiana com seu alcance de mais de 700 milhas náuticas, expansível a até 1.900 milhas náuticas com reabastecimento em pleno ar, e uma variedade de armas como mísseis anti-navio, mísseis ar-ar além do alcance visual, além de bombas e foguetes.

O INS Vikramaditya mede 284m de comprimento e 60 metros de altura – que é quase tão alto quanto um prédio de 20 andares. O navio desloca 40.000 toneladas e será o maior e mais pesado navio a ser operado pela Marinha indiana.

O navio-aeródromo pode navegar 1.300km por dia e operar durante 45 dias sem reabastecimento. Ele será tripulado por 1.600 militares A tripulação consumirá 100.000 ovos, 200.000 litros de leite e mais de 16 toneladas de arroz por mês.

O INS Vikramaditya é um navio-aeródromo da classe “Kiev” que foi comissionado pela Marinha da Rússia em 1987, com o nome Baku. Depois ele foi rebatizado como Admiral Gorshkov e navegou pela última vez em 1995, antes de ser oferecido à Índia, que concordou em comprá-lo em 2004 por US$ 974 milhões. O preço da reforma do navio disparou ao longo dos cinco anos de adiamentos da entrega do navio após a reforma.

A Índia está também construindo localmente seu primeiro navio-aeródromo, o INS Vikrant, em Kochi, o qual é esperado para entrada em serviço em 2018-19.

INS Vikramaditya - 8

INS Vikramaditya - 7

INS Vikramaditya - 6

INS Vikramaditya - 5

INS Vikramaditya - 4

INS Vikramaditya - 3

INS Vikramaditya - 2

INS Vikramaditya - 1

FONTE: www.ndtv.com

NOTA DO EDITOR: para comemorar a chegada do INS Vikramaditya à Índia, baixe a música Vande Mataram clicando aqui. A versão de Maa tujhe salaam, (em sânscrito: वन्दे मातरम्Vande Mataram, em bengali: বন্দে মাতরম Bonde Matorom; em português: Venera-te Mãe) é a canção nacional da Índia, distinta do hino nacional da Índia “Jana Gana Mana”. A canção foi composta por Bankimchandra Chattopadhyay em uma mistura de bengali e sânscrito.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments