GSAR realiza adestramento de salvamento na aeronave MH-16
O GRUPO DE BUSCA E SALVAMENTO (GSAR) realizou no dia 29 Novembro de 2013, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, adestramento de salvamento, em conjunto com o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1). O evento foi o primeiro treinamento do GSAR utilizando maca e cesto de salvamento na aeronave MH-16.
O exercício teve a finalidade de capacitar os membros da equipe de salvamento do ComForAerNav e tripulação do Esquadrão HS-1, padronizando técnicas e procedimentos para o uso dos equipamentos de salvamento, com a participação de 12 militares.
Na ocasião, foram executadas técnicas específicas de salvamento com o emprego de aeronave MH-16, tais como: utilização de boldrier (assento de rapel) e estropo (alça de ancoragem confeccionada com cabo de rapel) – prática empregada para conexão do resgatista, permitindo dessa formar içar a vítima e o homem de salvamento simultaneamente.
FONTE: Comando da Força Aeronaval
Interessante que esses tempos andou caindo um Pave Hawk, matando quatro e ninguém aqui no blog comentou, ou pelo menos me passou despercebido.
Se fosse um EC-725, certamente seria uma postagem que iria bombar…
Blackhawk
15 de janeiro de 2014 at 20:07 #
Pois é, morreram 4 tripulantes do Pave Hawk que caiu em 7 de janeiro. Dois dias depois, um MH-53E da U.S. Navy caiu, deixando ao menos 2 mortos.
Imagine se fosse um EC-725…
1.- Quantas unidades operando de Pave Hawk pelo mundo e quantas de Kombi, reitero em unidades ?
2.- Pave Hawk voa nos quatros cantos do mundo, já o eurokombi é difícil saber quando voa ! Voa ?
Carlos Alberto Soares
16 de janeiro de 2014 at 1:13 #
Pave Hawk voa nos quatro cantos do mundo? Não no Afeganistão: http://vootatico.com.br/as-limitacoes-do-pave-hawk-no-to-afegao/
Já o EC-725 está sobrando: http://www.youtube.com/watch?v=oGUbPdc5CI0
Outro: http://www.youtube.com/watch?v=6i_Sa-HnnfI
elkes tem o pave hawk e aqui o pavê urubu …. (rssssssssssss) ECa 7…
Carlos ele “avoa” sim, mas não opera, mas isto é um detalhe sem importãncia segundo os experts em Tots…..
Grande abraço
Interessante mesmo é alguém comentar sobre Pavehawk vs EC-725 antes mesmo de alguém reclamar do EC-725 num post do Seahawk…
Tá tão ruim assim que é preciso defender o EC-725 atacando outra aeronave antes mesmo que ele seja atacado?
E sim, que maravilha o Seahawk operando com a MB! Quando os EC-725 irão fazer o mesmo?
O nosso caro amigo “Augusto supports Lixocpter” postou um videozinho para confundir não para elucidar. Explico:
Nenhum Heli opera full C SAR naquele TO a não ser o CH47, o que ele esquece de dizer é o número de missões cumpridas pelo BH e pleo EC 725 e ainda esquece de dizer que eel não foi full C SAR nenhuma vez em missão de combate porque ele não opera lá tambem a não ser nos videos promocionais…
Quem disse isto foi quem voou lá com o vetor e hoje está voanda off shore……
Grande abraço
juarezmartinez
16 de janeiro de 2014 at 12:05
Juarez, não trabalho para Eurocopter e não tenho nenhum motivo para apoiar os EC-725. O fato em discussão aqui é a mania dos colegas em exaltar produtos made in U.S.A., julgando-os irretocáveis e, por outro lado, criticar todo tipo de aquisição militar brasileira feita com outros países.
Quanto à operacionalidade dos EC-725 no Afeganistão, os fatos falam por si mesmos e, sim: os Pave Hawk sentiram muito o t.o. afegão.
O MH-16 foi escolhido pela MB, o EC-725 é fruto de acertos políticos/eleitoreiros, por isso é alvo das críticas, foi entubado pelo GF nas FAs.
Quais os fatos Augusto, aonde ele operou full C SAR.
Não me vem com videos picretas de atu elevação da Loxocopter que não cola tá. Eu tenho um amigo que voou junto com um ex piloto de Caracal Francês, e olha para um Francês falar mal de um produto deles é um abriga e este desmancho a pau a eurokombi.
Grande abraço
juarezmartinez
16 de janeiro de 2014 at 18:44]]
Olá, Juarez! Não entendi o que você escreveu. Pode fazer uma revisão? Abraços.
“Quanto à operacionalidade dos EC-725 no Afeganistão, os fatos falam por si mesmos e, sim: os Pave Hawk sentiram muito o t.o. afegão.” Gostaria que me explicassem a similaridade do TO Afegão com o do Brasil ? Ou nós vamos agora sair com nossa armada e seus MH-16 para reorganizar o mapa geopolítico no mundo. EC 725 – Como diz um colega que já se manifestou na trilogia, um dia a “verdade” virá a tona ops nas hélis, não pode “vomitar” agora porque o exporia, segundo ele. Mas já já vai aparecer um oficial maluco e entregar a rapadura, sabe… Read more »
Ah, não tem nada haver com essa retórica a favor dos EUA, contra Europa ou seja lá quem for.
Tem haver com é bom ou não é bom ?
Quanto custa ?
Qual a relação custo x benefício ?
Meio bom ? Pior do que não é bom ?
Venha de onde vier, até de Israel, que alias não tem helis européia e olha que TO é dú car@%¨7*!
Aliás vejam que bandeira bonita no link:
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_01_13/Israelenses-desenvolvem-conjunto-para-transformar-helicoptero-em-drone-2378/
O Antonio M já adiantou, mas vale sempre a pena reforçar: Tô pouco me f…endo se a aeronave é norte americana, francesa ou russa. Não sendo realmente nacional, projetada aqui por uma empresa com capital majoritariamente brasileiro, tanto faz daonde vem, desde que cumpra sua missão. O problema do EC-725 não é não ser norte americano, foi a compra em si. Uma negociata com o NOSSO DINHEIRO para encher os bolsos dos lobistas e políticos envolvidos com estes vetores “divididos irmamente”, arbitrariamente, entre três forças armadas que sequer o avaliaram e o solicitaram! Você pode até defender o vetor como… Read more »
Isso sem falar no preço ABSURDO pago por esses EC-725! Preço de CAÇA A JATO, o DOBRO de outros helicópteros do mesmo porte!
Ah, o post é sobre Adestramento de Salvamento no MH – 16.
Parabéns a MB que está explorando ao máximo as potencialidades dos vetores que dispõe.
BUSCA E SALVAMENTO, nossa e acabei de ler na Revista ASAS desse mês, que veio com uma matéria especial só sobre aviação na Suíça e tem uma matéria sobre a REGA – Guarda Aéria de Salvamento Suíça.
LINDO… não é coisa de primeiro muindo não, é de OUTRO mundo… rsrsrsrs
Uma instituição civil sem fins lucrativos mantida com doações espontâneas dos cidadãos suíços e SEM UM CENTAVO do Governo… FANTÁSTICO.
Sds.
Caro Almeida,
assino ao lado no final, suas afirmações são nossas.
Caros Almeida e Carlos Alberto, pouco adianta nós gritarmos aos quatro ventos que isto foi um dos maiores crimes lesa pátria, pois a Lixocopter montou uma verdadeira patrulha troll na blogosfera paga a peso de ouro com o nosso $$$$ para rebater qualquer critica, então vamos continuar vendo esta gente postando vidiozinho, fotos, nacionalização de parafuso, escotilha de manuençaõ, em fim aplicando todo os ensinamentos de Goebbels…..
Grande abraço