USS ‘Ronald Regan’ (CVN-76) será enviado ao Pacífico
A Marinha americana comunicou na última terça-feira (14), que realocará o navio-aeródromo USS Ronald Regan (CVN-76) da atual base em San Diego, na Califórnia, para o Japão. O desdobramento é previsto para o ano que vem, para que um dos porta-aviões alocados na região possa retornar aos EUA para manutenção e reparos. O Ronald Regan está alocado em San Diego desde 2004.
A reconfiguração permitirá à US Navy manter ao menos um NAe na região do oeste do Pacífico, onde as tensões se inflamaram nos últimos meses em torno da disputa entre China e Japão pelo controle do pequeno arquipélago das ilhas Senkaku. “A segurança do ambiente [da Ásia] requer que a Marinha envie os navios mais capazes”, diz o comunicado oficial da Frota do Pacífico. “Essa postura permite a capacidade de resposta mais ágil possível”.
O Pentágono declarou que as ilhas disputadas entre China e Japão estão sob proteção do tratado de defesa entre Tóquio e Washington – o documento prevê que os Estados Unidos intervenham em caso de ataque contra o Japão. Autoridades estadunidenses insistem para que os dois países resolvam pacificamente a questão territorial, mas as tensões aumentaram em novembro do ano passado, quando Pequim estabeleceu uma zona de controle aéreo na região do Mar do Leste, próxima às ilhas – aeronaves que passassem pela área seriam obrigadas a se identificar.
O Ronald Regan será alocado na base Yokosuka, no leste do Japão, e substituirá o USS George Washington (CVN-73), que retornará à base de Norfolk, no estado da Virginia, para reabastecer seu reator nuclear. Ainda segundo a US Navy, um terceiro NAe, o USS Theodore Roosevelt (CVN-71), será transferido para a base em San Diego. Assim, a cidade da Califórnia continuará abrigando dos porta-aviões, uma vez que o USS Carl Vinson (CVN-70) está baseado no local. Atualmente, a Marinha americana dispões de dez navios-aeródromos, nove operacionais e um em manutenção – o processo pode levar anos.
FONTE: Los Angeles Times (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)