800px-IS_Sabalan_(F-73)_1977

Dois navios da Marinha iraniana suspenderam ontem para a primeira missão no Atlântico. As informações são de emissoras estatais do país.

O desdobramento acontece em meio aos esforços de Teerã para mostrar sua capacidade de projeção de poder para além do Oriente Médio. Canais de TV iranianos informam que o contratorpedeiro Sabalan e o navio de reabastecimento Kharg, capaz de transportar helicópteros, farão uma viagem de três meses. Segundo a agência de notícias Fars, o comandante da Marinha do Irã, Almirante Habibollah Sayyari teria declarado que “os navios terão a missão de assegurar rotas, bem como treinar novos efetivos”. A agência divulgou que os navios suspenderam do porto de Bandar Abbas com 30 cadetes para treinamento além da tripulação regular. Não foram mencionados possíveis locais de escala.

O Irã tem presença constante de navios no Golfo de Aden, na costa leste da África, a fim de combater a pirataria na região e proteger navios comerciais. A recente expansão naval iraniana é uma resposta à presença da US Navy nas proximidades do litoral do paós, no Golfo Pérsico. A 5ª Frota da Marinha americana está baseada no Bahrein.

Em 2012 o Irã declarou pretensões de enviar navios de guerra até as águas internacionais próximas à costa leste dos Estados Unidos nos próximos anos, e expandir seu alcance naval mesmo até a Antártica.

FONTE: Arabnews.com (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments