Estaleiro anuncia reforma do cruzador ‘Admiral Nakhimov’
O estaleiro Sevmash divulgou comunicado oficial na última sexta-feira anunciando o início da reforma e manutenção do Admiral Nakhimov, um dos quatro cruzadores pesados de propulsão nuclear da Marinha russa. O processo está atrasado em anos.
Os trabalhos devem reforçar o poder de fogo do navio e revitalizar o antigo navio-capitânia da Marinha, que não passava por atualizações desde o fim da União Soviética. Antes chamado de Kalinin, o navio é um dos quatro cruzadores da classe Kirov, os maiores meios de superfície operando atualmente na Rússia. Atualmente, apenas o Pyotr Veliky se encontra operacional, mas o governo russo planeja colocar os demais de volta em serviço, começando pelo Admiral Nakhimov, em 2018.
No comunicado, o Sevmash informa ainda que o cronograma deste ano para a reforma do cruzador. Os equipamentos pesados estão sendo removidos a fim de reduzir o peso da embarcação para retirá-la da doca. O estaleiro declarou em outra ocasião que o cruzador seria equipado com mísseis anti-navio P-800 Oniks (SS-N-26), sistemas antiaéreos baseados no S-400 Triumf (SA-21 Growler), além de armamentos de curto alcance em caso de aproximação de mísseis e aeronaves.
A reforma do Admiral Nakhimov vem logo após o desafio de modernizar o navio-aeródromo Baku, da classe Kiev, comissionado à Índia como Vikramaditya. A nova empreitada, porém, é mais complexa, pois o navio indiano não era de propulsão nuclear e contava com menos sistemas de armas.
O Admiral Nakhimov, primeiro cruzador da classe Kirov, teve a quilha batida em 1982, foi comissionado em 1989, e e está aguardado a reforma nas instalações do estaleiro Sevmash desde 1999.
FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)