Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro comemora 250 anos de existência
O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, no dia 10 de dezembro de 2013, a Cerimônia alusiva ao seu 250º aniversário de fundação.
Dentre os eventos alusivos à data comemorativa, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) efetuou o Lançamento do Selo Personalizado alusivo aos 250 anos de fundação, contendo a mesma arte da medalha, cujo ato de obliteração, que coloca oficialmente o selo em circulação, também foi executado, em conjunto, pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Moura Neto; Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Gusmão; e Diretor do Arsenal de Marinha, Contra-Almirante Mario.
A gerente da região centro-metropolitano dos Correios, Sra. Maria Silvia Osse de Sordi, destacou a satisfação da ECT em participar de um momento tão significativo para a Marinha do Brasil, salientando que a circulação do selo nas peças filatélicas e nas correspondências propaga e perpetua o tema que lhe deu origem.
Em sequência, a Casa da Moeda do Brasil, representada pelo Superintendente do Departamento de Moedas e Medalhas, Dr. Paulo Ricardo de Mattos Ferreira, lançou uma medalha comemorativa à data, idealizada pela artista plástica Erika Takeyama, que apresenta, em seu anverso, o brasão do AMRJ e as legendas: “ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO”, “250 ANOS”, “1763-2013”, e no verso, a composição da proa da Nau “São Sebastião”, tendo a sua frente o Submarino “Tikuna”, ambos construídos pelo AMRJ.
Foi realizado, ainda, o batimento de quilha das Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG) “Itaoca”, “Casco 134”, “Itacuruçá”, e “Casco 135”, no Edifício 17 do Arsenal, solenidade que representa o início da construção de uma embarcação. O Comandante da Marinha e o Diretor-Geral do Material da Marinha realizaram o batimento das escórias dos filetes soldados com as iniciais dos seus respectivos nomes e receberam os marteletes utilizados como marco da cerimônia.
FONTE: Marinha do Brasil