Bolívia chama Chile de ‘país agressor’ sobre conflito marítimo
O Chile, como “país agressor e abusivo”, tem a obrigação de se aproximar da Bolívia para discutir uma solução para a centenária reivindicação marítima, afirmou neste domingo o vice-presidente boliviano Alvaro García Linera.
“Eles são os agressores, os que têm a obrigação de se aproximar para dialogar, porque nós, os agredidos, os invadidos, sempre consideramos a opção do diálogo”, declarou o governante a jornalistas.
A Bolívia se considera uma vítima do Chile, depois de ter sido invadida em 1879. O incidente levou à chamada Guerra do Pacífico, após a qual o Chile recebeu 120.000 km² e 400 km de costa, que antes pertencia à Bolívia, e que era a única saída para o mar.
La Paz também considera que o Tratado de Paz e Amizade de 1904, que definiu os limites de fronteira, foi imposto por Santiago pela força.
A Bolívia exige há mais de 100 anos a devolução pelo Chile desta saída marítima, e levou, em abril passado, La Moneda ao Tribunal Internacional de Justiça de Haia, que atendeu o seu pedido.
FONTE/IMAGEM: AFP, via UOL notícias/wikipedia
VEJA TAMBÉM:
- Hoje, a Corte de Haia decide sobre litígio de fronteira marítima entre Chile e Peru
- Bolívia processa Chile na corte de Haia por saída para o oceano
- Chile rejeita na ONU pedido da Bolívia de acesso ao mar
- Chile: Bolívia ‘sofrerá consequências’ por aspiração marítima
- Chile alerta Bolívia que está pronto para defender soberania
- Arquitetos estudam saída para o mar para a Bolívia
Ou tomam de volta na marra ou calem o bico. Detesto esse mimimi de corte de Haia.
Sabe quando o Chile vai devolver alguma coisa? NUNCA!
“sempre consideramos a opção do diálogo”
Ok… ok… mas eles também não tem outra opção. Afinal irão fazer o quê? Uma barragem de artilharia com projéteis de batata e coca?
Esses vagabundos daqui do Brasil e Bolivarianos acham que podem sentar a mesa sem “pagar” a aposta mínima… hilário.
TODO MUNDO pode reivindicar o que quiser, mas precisam possuir cartas e saber as regras do jogo ou irão sempre ser limpados pelos outros players. Foi assim, é assim e sempre o será.
Sds.
a corte de Haia concordou em ouvir, nao mediar – nao ha mediacao se ambas as partes nao concordam em ter Haia como mediador.
Quanto a Bolivia reclamar, ela pode reclamar, pela jurisprudencia internacional, o Chile nao tem o que conversar, o territorio é deles, assim como as Falklands sao do Reino Unido e o Canada é um pais soberano.
Vale lembrar que o Brasil tem 3 questões de fronteiras que estão sendo contestados pela Bolívia (1) e pelo Uruguai (2), são eles: A ilha fluvial Guajará-mirim, no rio Mamoré, em Rondônia, é objeto de disputa entre Brasil e Bolívia. Conhecida na Bolívia como Ilha Suárez, a ilha é considera pelo governo boliviano sendo parte do departamento de Beni. A ilha tem uma área total de apenas 2,58 km2. Com o Uruguai, o Brasil tem disputa sobre duas áreas: O primeiro é o chamado Rincão de Artigas, uma área triangular de 237 km2 atualmente em mãos brasileiras. O Uruguai acredita… Read more »
Caro Luiz Monteiro,
O Brasil foi o país que mais expandiu suas fronteiras na história da humanidade sem dar um tiro. O que tem de erro nessas divisões desde o finado Tordesilhas é impressionante. Tínhamos que estar no Guiness Book.
Dizem… que muitos dos documentos sobre esses “ajustes” de fronteira existem até hoje e são classificados como ultra-secretos pelo governo brasileiro. Se é verdade eu não sei. Até na Globo News já ouvi falar sobre isso. Lá estaria a tal “verdade” sobre a aquisição do Acre.
O Acre foi adquirido em um 1o de abril, vendido por 2 pesos e diez cientavos … rssss, pena que ele nao exista … kkkkkk
Peneirando na web, achei a seguinte declaração do ex-presidente Sarney sobre os documentos ultrasecretos: “A abertura total não. Documentos históricos, que fazem parte da nossa história diplomática, que tenham articulações, como a que Rio Branco teve que fazer muitas vezes, não podemos revelar esses documentos, senão vamos abrir feridas”, afirmou. Ex-presidente da República, Sarney disse que os documentos sigilosos que digam respeito ao “passado recente” do país devem ser divulgados. “De minha parte, acho que os nossos antepassados deixaram o país com fronteiras tranquilas, sem nenhum atrito com nenhum país. A nossa história foi construída não com batalhas, mas em… Read more »
“A nossa história foi construída não com batalhas, mas em negociação.”
Como a de que trocaram o Acre por um par de cavalos puro-sangue kkkk. Eu não duvido de nada.
MO,
eu já estive lá… rsrsrs ao menos me disseram que era o Acre kkkkkk
Ih Oganza te enrolaram, vc teve em Rondônia e te confundiram …. kkkkkk
Ah Oganza, por falar nisto eh verdade que o Chuck Norris mora em White River County/AC ? (rssss)
Daqui a pouco vão querer o Acre de volta… A Questão do Acre (1899-1903) O povoamento da região, no contexto do Ciclo da Borracha, foi feito por seringueiros com o apoio de seringalistas do Amazonas. O governo da Bolívia determinou a ocupação da região, levando à proclamação do Estado Independente do Acre pela população brasileira (1899), também com o apoio de seringalistas amazonenses. O processo foi liderado pelo jornalista espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e o regime instaurado uma república, com capital em Puerto Alonso, atual Porto Acre. A questão agravou-se em 1901 com o arrendamento da região a… Read more »
Só o Brasil mesmo para atender demandas destes cocaleiros…
Um país sério como o Chile jamais vai devolver as terras para esses bo…. bolivianos!
ST.
Ô indiarada pra gostar de um apito…
“Juris Esperniandi”, o choro é livre e podem chorar a vontade. Pesquisem melhor, a Bolívia aliás como sempre quis tomar empresas chilenas/inglesas legalmente estabelecidas, pagando impostos etc …. e com autorização/contratos de comum acordo na região para extração de sal/salitre. A Bolívia como sempre quis tomar ! O chile foi lá e deu um chega pra lá, mas quiseram negociar e nada dos cocaleros quererem. Esses arrogantes FDP que tomaram a Petrobras Bolívia com endosso do molusco, mais de U$$ 1,2 bi do nosso dinheiro certo ? Se F¨¨D$R@M com os chilenos. E vão continuar se Phod……..o, vão chorar na… Read more »
ou no lendario e duvidoso territorio do Acre … kkkkk
Entre tretas bolivianenses e Chilecas um Porta Buneco 5 estrelas top phodão em SSZ – Turnaround parte 1
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/02/ms-silver-spirit-c6xu6-turaround-ssz.html
Part I – Inboud
15 photos
Não é por nada que o Chile é odiado por todos seus vizinhos.
Pensei que todos estivessem de acordo que o Acre é um dos dignos estados federados brasileiros…
Próximo passo: xingar de feio, chato e bobo.