Canhão laser será testado a bordo do USS ‘Ponce’ no segundo semestre
O progresso significativo de pesquisadores da Marinha dos Estados Unidos no desenvolvimento de armamentos de energia direcionada permitiu a instalação de um canhão laser a bordo de um navio dois anos antes do planejado. A demonstração no mar do FY 14 a bordo da base flutuante USS Ponce é parte de um portfolio que abrange diversos programas de pesquisa e desenvolvimento em energia direcionada conduzidos pela Força. As iniciativas prometem demonstrações e protótipos para sistemas embarcados, aerotransportados e baseados em terra.
O sistema de armamento a laser da US Navy progrediu a tal ponto, que quando for testado a bordo do Ponce, precisará de apenas uma pessoa para operá-lo. A Força também planeja equipar uma de suas embarcações com um canhão eletromagnético nos próximos dois anos. Em entrevista para a Associated Press, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Mike Ziv, gerente de programas do Naval Sea Systems Command, declarou que tornar essas tecnologias operacionais “muda fundamentalmente a forma como os Estados Unidos fazem guerra”..
Oficiais da US Navy acreditam que a tecnologia de energia direcionada proverá armamentos de baixo custo, versáteis e com precisão sem precedentes na detecção e e destruição dos alvos. Por serem abastecidos por eletricidade, os lasers podem ser disparados enquanto houver energia, além de serem mais seguros, pois dispensam o transporte de propelentes e explosivos nos navios onde estão instalados. Os canhões de energia direcionada complementam as armas cinéticas e criam um sistema de defesa em camadas contra embarcações menores e velozes em grandes números, e aeronaves não tripuladas – tudo isso a um custo menor do que o de armamentos convencionais.
As possibilidades desse tipo de armamento para as tripulações vão desde disparos não-letais para neutralização até a destruição completa do alvo, baseando-se no controle da intensidade na energia direcionada.
Após os testes do FY 14, a US Navy e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos continuarão os esforços para o emprego de armamentos a laser de baixo custo em mais navios da Frota.
FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)