Helicóptero da Marinha realiza procedimento inédito de reabastecimento em pleno voo
Pela primeira vez, o helicóptero UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil, realizou reabastecimento em pleno voo (Helicopter In-Flight Refueling – HIFR). A operação ocorreu em conjunto com a Fragata Constituição (F-42) no início do mês nas proximidades da Ilha Rasa, no litoral fluminense. O objetivo do procedimento é aumentar a autonomia de voo da aeronave, já que poderá ser reabastecida mesmo quando não houver disponibilidade de pista (convoo) para pouso.
O UH-15 Super Cougar pertence ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. Para o reabastecimento em voo, o helicóptero teve, antes, de realizar manobras em volta da Fragata para fazer testes com a mangueira vazia e, assim, atestar a segurança do procedimento. Logo depois, o tanque da aeronave foi preenchido.
O exercício de reabastecimento eleva o nível de preparo das unidades da Força Naval e contribui para a interação navio-helicóptero. Com isso, a Esquadra demonstra plena capacidade para operações de esclarecimento e também de ataque.
Quatro pilotos e cinco operadores foram qualificados durante o treinamento. Também foram adestrados no procedimento as equipes de convoo, do passadiço do navio e do Centro Operações de Combate (COC).
FONTE: Ministério da Defesa
Os Super Lynx nunca fizeram HIFR? Duvido!
Mais e mais marketing mentiroso, propaganda enganosa, da Lixocopter e Apertaparafusobrás!
Almeida, lendo a notícia, dá a entender que o procedimento era inédito apenas para o Super-Cougar e não para a MB.
Inédito para o UH-15…a matéria não foi clara o bastante,
concordo,mas já vi esse tipo de “erro” até no site da US Navy… um dos últimos “erros” foi confundir um MH-60R com um MH-60S.
Acontece e é normal.
Não há nada de inédito nisso, casei de fazer HIFR nos Pegasus, a única novidade é a mudança no nome da aeronave quando atualizou. Mais nada!!!
Ué!!! Cadê o pessoal que dizia que o UH-15A não pode voar sobre o mar????
Ponto pra mim que adoro estes helicópteros!!!
Mais de normal, valeu pelo treinamento !
Prefiro não comentar.