USS ‘Gerald R. Ford’ iniciará ciclo de integração de sistemas

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A Marinha dos Estados Unidos iniciará um ciclo de mais de dois anos para teste e integração de tecnologias e sistemas do recém-batizado USS Gerald R. Ford, primeiro navio-aeródromo da classe de mesmo nome. O NAe tem previsão de comissionamento para 2016.

Segundo o responsável pelo programa de desenvolvimento dos novos porta-aviões, almirante Tom Moore, a fase de testes para o navio de 77 mil toneladas é mais longa porque a primeira unidade da classe inclui uma infinidade de novidades tecnológicas. “Estamos no estágio inicial desses 26 meses de experimentos. O programa de testes será prolongado em relação à classe anterior por conta dos muitos sistemas e tecnologias experimentais a bordo”.

O projeto e a construção dos NAes foi alvo de especulações e críticas por parte de legisladores e analistas por conta do aumento dos custos, e da confiabilidade questionável de algumas tecnologias implementadas. Representantes da US Navy apontam que pelo menos 3,3 bilhões de dólares dos 12.8 bilhões investidos no Gerald R. Ford são classificados como custos não-recorrentes, a fim de projetar e produzir tecnologias inéditas para a nova classe de navios.

A previsão é de que os Ford substituam as embarcações da atual classe Nimitz uma a uma nos próximos anos, à medida em que os navios da Frota forem descomissionados. De acordo com o almirante Moore, as unidades seguintes ao Gerald R. Ford permanecerão em serviço até 2110, uma vez que a via útil de um NAe pode chegar a 50 anos.

FONTE: Military.com (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

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