Aviação embarcada no Flight Simulator X – parte 2
Como foi dito na parte I desta série de posts sobre aviação embarcada no Flight Simulator (FSX), o simulador da Microsoft com sua atualização “Acceleration”, incluiu navio-aeródromo e o F/A-18 Hornet e algumas missões que permitem decolagens e pousos em porta-aviões. Mas é possível melhorar mais ainda estas versões default, instalando modelos disponíveis na Internet.
Um deles é o jato T-45C Goshawk, usado para treinamento de pilotos navais na US Navy, disponibilizado no site do Dino Cattaneo, autor do modelo. O T-45C do Dino é super detalhado, simulando praticamente todos os detalhes internos e externos da aeronave.
Juntando o T-45C com o modelo do navio-aeródromo classe “Nimitz” (foto abaixo) de Javier Fernandez, é possível sentir um pouco da dificuldade que os novos pilotos têm quando precisam encarar seus primeiros pousos e decolagens em porta-aviões.
O T-45C é um avião fácil de voar, muito dócil e para pousar em navio-aeródromo é muito mais fácil que um A-4 por exemplo. Na configuração de flaps, trem de pouso e gancho baixados, o avião se comporta muito bem.
O modelo da classe “Nimitz” do Javier Fernandez depois de configurado no FSX, disponibiliza algumas missões prontas e pode também ser “chamado” em qualquer parte do oceano, com o programinha AICarriers. Com o AICarriers você pode dizer por meio de um menu no FSX onde você quer colocar seu navio-aeródromo, em qual configuração de convoo, qual a escolta, distância etc.
Decolando de um cenário como o do Rio de Janeiro por exemplo, pode-se colocar o navio-aeródromo a poucas milhas da barra para começar a treinar. Foi o que fizemos para testar. Existe uma configuração de convoo para qualificação de pilotos (Carrier Quals), com o convoo repleto de jatos T-45C, que também testamos.