Hovercraft construído na Ucrânia é entregue às pressas para Marinha chinesa
Segundo testemunhas oculares e e fotografias, no último sábado (01), o transporte do segundo hovercraft anfíbio da classe Zubr fabricado para a Marinha do Exército de Libertação Popular da China, foi transportado às pressas de Fedosiya, na região da Crimeia, para seu destino final na China. A entrega foi antecipada para evitar danos à embarcação por conta da escalada nas tesões regionais.
Atualmente o maior hovercraft do mundo, o Zubr, empregado principalmente para desembarque de tropas, começou a ser desenvolvido pela União Soviética em 1978, e a primeira unidade foi comissionada à URSS em 1988. A embarcação é capaz de transportar três blindados com peso conjunto de cerca de 150 toneladas ou dez veículos de transporte de tropas em até 130 toneladas além de 140 soldados. Caso não estiver transportando veículos ou armamentos pesados, o Zubr acomoda cerca de 370 homens.
Ao todo, 14 unidades do hovercraft foram lançadas – apenas duas permanecem em serviço na Marinha russa. Cinco embarcações foram descomissionadas, duas não formam concluídas e outras cinco foram vendidas para a Marinha da Grécia, onde são usadas geralmente em operações de apoio às Forças Especiais do país. Com a recente encomenda chinesa, o total de Zubrs lançados chegará a 18 unidades.
FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)