Marinha da Itália recebe terceira fragata FREMM
A Marinha italiana acaba de expandir sua frota com a entrega oficial da terceira fragata FREMM, a Carlo Margottini. A cerimônia foi realizada na última terça-feira (04), no estaleiro da Fincantieri em La Spezia, no norte da Itália. A Margottini, assim como a Virginio Fasan entregue anteriormente, também é configurada para operações de guerra antissubmarina (ASW).
Ao todo, o contrato para a Marinha italiana contempla a construção de dez navios, oito deles já com verba garantida. O programa segue conforme o cronograma estabelecido, e a próxima etapa é o lançamento da Carabiniere, já configurada para missões de ASW. O lançamento é previsto para o dia 29 de março deste ano.
O CEO da Fincantieri, Giuseppe Bono stated, declarou durante a entrega da Marogttini: “a cerimônia de hoje confirma uma performance empresarial e tecnológica memorável. Graças à sinergia entre à Divisão de Programas da OCCAR e a Marinha da Itália, nós entregamos a terceira unidade totalmente operacional em nove meses, e assim cumprir os prazos e demandas rigorosas da Marinha”.
As FREMM italianas devem operar em nível nacional e cooperar com missões internacionais da União Europeia, da OTAN e da ONU.
Características principais:
- Comprimento: 144m
- Deslocamento (aprox.): 6.700 toneladas
- Tripulação (aprox.): 200 pessoas
- Velocidade: até 27 nós
A Organisation for Joint Armament Cooperation (OCCAR) é a autoridade responsável pelo programa FREMM. A Orizzonte Sistemi Navali (51% Fincantieri, 49% Selex ES) é o grupo contratado para a construção dos navios na Itália.
FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)