Navantia entregou as primeiras quatro embarcações de desembarque à Austrália
Estas embarcações são parte de um programa de construção de 12 LCM (EDVM no Brasil) para os porta-helicópteros de assalto anfíbio ALHD Canberra e Adelaide
10 de março de 2014 – As quatro primeiras embarcações de desembarque de viaturas e material para a Marinha Real Australiana embarcaram em um navio de carga (na foto acima, as embarcações a bordo do cargueiro) no estaleiro da Navantia, em Puerto Real. Espera-se que o cargueiro chegue ao seu destino em meados de abril. As oito unidades restantes estão sendo construídas em diferentes fases e serão trasladadas em grupos de quatro, nos próximos meses.
As características principais das LCM (EDVM) são:
- Comprimento total: 23,30 m.
- Comprimento na linha d’água: 21,27 m.
- Boca moldada: 6,40 m.
- Calado: 2,80 m.
- Propulsão: dois motores diesel de 809 kW, que acionam propulsores de jato d’água (waterjets) através de duas caixas de câmbio.
- Velocidade na condição de lastro: mais de 20 nós
- Autonomía: 190 milhas a plena carga
O contrato de construção das embarcações foi firmado em setembro de 2011. O destino dessas unidades será os navios anfíbios ALHD Adelaide e Canberra que a Navantia e a BAE Systems estão construindo para a Marinha Real Australiana, com uma distribuição percentual de trabalho aproximada de 80% e 20%, respectivamente.
VEJA TAMBÉM: