classe_absalon

As marinhas geralmente projetam suas escoltas para o objetivo final de combate onde raramente são utilizados, mas fazem outros trabalhos do dia a dia. As tarefas de rotina incluem patrulhas de rotina para proteção de recursos naturais, missões anti-pirataria e contrabando, busca e resgate, evacuação de não combatentes em áreas costeiras em locais de crise, apoio a operações de paz, apoio de fogo para outras forças em terra, transporte limitado de equipamento e pessoal em apoio a operações em terra durante combate ou operações de paz, apoio a desastres naturais, segurança e interdição marítima. Missões típicas de tempo de guerra são patrulhas, escoltas, busca e salvamento de combate, operações especiais, guerra de minas e missões de negação do mar.

Atualmente a Marinha do Brasil está enviando suas fragatas da classe Niterói para apoiar as operações de paz no Líbano fazendo interdição marítima. A missão é tipica de navios de patrulha oceânica. As missões são realizadas desde 2011. As principais tarefas realizadas no Líbano é contribuir para evitar a entrada pelo mar de armamento não autorizado pelo Governo Libanês, por meio de Operações de Interdição Marítima; e auxiliar a Marinha Libanesa no treinamento de seu pessoal, para que ela seja capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

A Marinha da Dinamarca raciocinou ao contrario com a classe Absalon, onde a tarefa de navio de guerra é secundário. O trabalho do dia a dia típico de um navio de patrulha oceânico é a principal capacidade do navio e os meios para realizar as tarefas de uma fragata foram adicionados depois ao navio. Os navios são classificados como navios de apoio de combate, mas ao mesmo tempo tem os mesmos sensores e armas de uma fragata. Os navios foram projetados para serem baratos, sendo construídos com padrões de navios mercantes e não navios militares.

A classe Absalon tem um convés de propósitos múltiplos (flex deck), com 915 metros quadrados de área, e uma rampa para veículos na popa. O navio pode ser usado para função de Comando & Controle com capacidade de levar um Estado Maior com 75 pessoas, com um centro de comando em container. Outra opção é poder levar até 200 homens e seus veículos. O “flex deck” pode ser usado para minagem levando 300 minas ou ser equipado com sistemas de caça minas. Outras opções são levar um pequeno hospital em container ou servir como espaço para levar até 55 veículos. O hangar pode acomodar dois helicópteros médios do tamanho de um EH101 Merlin.

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