2013-10-29-12131-57225

As tropas russas tomaram três navios de guerra ucranianos na Crimeia nesta quinta-feira (20), disse uma autoridade da Marinha da Ucrânia, depois que o Exército da Rússia ocupou a península do Mar Negro e anexou ao território russo.

Os navios capturados foram três corvetas: a U-205 Lutsk, a U-209 Ternopil, e a U-208 Khmeinystskyl. Vladislav Seleznyov, um porta-voz militar da Ucrânia na Crimeia, disse que as forças russas usaram granadas de efeito moral enquanto invadiam a Ternopil. Os navios estavam atracados no porto de Sevastopol.

As bandeiras da Rússia e da Marinha russa eram vistas em outro cais de Sevastopol, onde mais duas corvetas da Marinha ucraniana estavam ancoradas, indicando que foram apreendidas.

Não havia bandeiras expostas nas proas das corvetas Lutsk e Khmelnitsky, onde os símbolos nacionais normalmente são visíveis. “Parece que os russos abaixaram as bandeiras em ambos os navios, mas não hastearam a sua própria”, disse Seleznyov.

Com a captura das corvetas, dois navios da era soviética, o U-206 Vinnytsia e o U-155 Prydniprovya, passam a compor a frota de guerra ucraniana.

No inicio da crise na Crimeia, a frota ativa do país era composta de uma única fragata, quatro corvetas, um submarino já obsoleto e diversos navios de trasporte e apoio. O navio-capitânia, a fragata U-130 Hetman Sahaldachny, desertou semanas antes durante operações com a OTAN, recusando as ordens de retornar à Ucrânia e se alinhar às forças pró-Rússia.

Mais de 14.500 pessoas servem na Marinha ucraniana, de acordo com o site do Ministério da Defesa do país, com a maioria deles estacionados na Crimeia.

FONTE: Exame e news.antiwar.com via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de originais em português e inglês)

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments