SSBNs chineses serão armados com mísseis de longo alcance
A classe JIN de novos submarinos lançadores de mísseis balísticos para a Marinha do Exército de Libertação Popular da China deve ser equipada com inéditos mísseis JL-2 de longo alcance.
Segundo informações do jornal Washington Times, o chefe do Comando do Pacífico, almirante Samuel Locklear III, informou ao Armed Services Committee do Senado americano que o alcance dos navios seria estimado em 4 mil milhas náuticas, e que a atualização dos mísseis daria à China seu primeiro agente dissuasório credível baseado no mar – isso em prazo estimado para antes do fim de 2014.
Ainda de acordo com o jornal, o almirante enfatizou a necessidade de atenção para o crescimento da força de submarinos chinesa, tanto em termos de tamanho quanto em capacidade. O comandante da Frota do Pacífico afirmou que, na próxima década, o país deverá contar com 60 ou até 70 navios, incluindo os SSBN da classe JIN.
FONTE: Free Press Journal via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)