Mais dois navios-patrulha oceânicos da Navantia para a Armada Espanhola
A Navantia informou na quinta-feira, 8 de maio, que o Governo Espanhol anunciou no dia anterior a aquisição de dois novos navios-patrulha oceânicos (OPV – Offshore Patrol Vessel em inglês ou BAM – Buque de Acción Marítima em espanhol) a serem produzidos pela empresa. A encomenda se segue a quatro outros navios do tipo construídos pela Navantia entre 2006 e 2012, e que já estão em serviço na Armada Espanhola.
Segundo a empresa, os navios são de porte moderado, tendo como características o comprimento total entre 90 e 95 metros, deslocamento entre 2.400 e 2.500 toneladas, pequena tripulação e alto nível de habitabilidade. Essa classe de OPV-BAM também apresenta bastante comunalidade de sistemas com outros navios da Armada Espanhola, com baixos custos de aquisição e de ciclo de vida.
A Navantia também destacou, em sua nota, que os navios oferecem alto desempenho e grande versatilidade nas missões, como proteção e escolta, controle de tráfego marítimo, controle e neutralização de ações terroristas e de pirataria, operações contra o tráfico de drogas e de pessoas, socorro marítimo e salvamento, apoio em situações de crise e de assistência humanitária, fiscalização de pesca, ambiental e antipoluição.
Os quatro navios em serviço na Armada Espanhola dessa classe foram batizados de Meteoro, Rayo, Relámpago e Tornado e, segundo o site daquela marinha, têm as seguintes características:
- Deslocamento – 2.670 toneladas
- Comprimento – 93,9 metros
- Boca – 14,2 metros
- Propulsão – duas praças de máquinas (câmaras, ou compartimentos) independentes, cada um com um motor diesel MTU 16V1163 e um motor elétrico Siemens, acoplados a engrenagem redutora em cada linha de eixo (dois eixos) com hélices de passo variável, além de um “bow thruster” HMC.
- Hangar para 1 helicóptero, com capacidade de operação dia e noite, visual e instrumental, Vertrep e HFIR
- Tripulação – 46 pessoas, que pode chegar a 76 com pessoal de transporte
- Armamento – 1 canhão 76mm/62 Otto-Melara e 2 metralhadoras Mk 38 Mod 2A, direção de tiro Dorna 2, sistema de combate Scomba
- Sensores – radar de navegação e controle HC Aries 2 e radar de navegação Sperry Vision Master FT
- Sistema de guerra eletrônica Rigel
- 1 grua de carga
- 2 embarcações RHIB Zodiac Hurricane com motor Volvo 260cv
FONTES / FOTOS: Navantia e Armada Espanhola (tradução e edição do Poder Naval a partir de originais em inglês e espanhol)
VEJA TAMBÉM:
- Navantia entrega OPV para Marinha espanhola
- Navantia lança o 4º OPV para Armada Espanhola
- Navantia entrega segundo BAM
- Navio patrulha ‘Warao’ da Venezuela chegou ao Rio
- ‘Warao’ será reparado pela Navantia em um estaleiro do RJ
- Navantia entrega mais um OPV para a Venezuela
- Navantia inicia testes de mar da fragata ‘Cristóbal Colón’ (F-105)
- Licitação de € 3 bi atrai Navantia ao Brasil
- Assinado acordo entre Navantia e MTU, relativo a motores navais
- Navantia entregou as primeiras quatro embarcações de desembarque à Austrália
- Navantia apresenta a F-110