Nigéria incorpora mais um ‘cutter’ doado pela USCG
A Marinha Nigeriana recebeu formalmente o “ex-cutter” Gallatin (WHEC-721) da Guarda Costeira dos EUA (USGC) no último dia 7 de maio em cerimônia ocorrida em Charleston. O navio passa agora a se chamar NNS Okpabana.
O Gallatin era o último navio da classe Hamilton em atividade na Costa Leste dos EUA. Das 12 unidades que compunham a classe, incorporadas a partir de 1965, sete ainda permanecem em atividade na Costa Oeste. Os “cutter” da classe Hamilton deslocam aproximadamente 3.250 toneladas e possuem uma tripulação de cerca de 170 homens. Todos os navios foram extensamente modernizados ao longo da década de 1980, incluindo a adoção de um canhão de 76mm no lugar da antiga torre singela de cinco polegadas (ver foto abaixo, extraída da wikipedia).
Esta é a segunda unidade recebida pela Marinha Nigeriana. Anteriormente, em 2011, o ex-USCGC Chase (WHEC-718) passou a se chamar NNS Thunder (F90). Outros navios desta classe foram também desativados e doados paras as marinhas de Bangladesh e das Filipinas.
A classe Hamilton está sendo substituída pela NSC (National Security Cutter) na Guarda Costeira dos EUA com todas as capacidades multi-missão incluídas após 9/11. Os NSC são capazes de realizar a segurança interna crítica, a aplicação da lei e as missões de defesa nacional em ambientes exigentes de mar aberto.
FONTE: com informações do USAFRICOM (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original me inglês)