Nova etapa do Prosub
Construção do estaleiro para a construção e manutenção dos submarinos
A construção de infraestruturas realizada pela Odebrecht, necessárias para a finalização dos submarinos do Brasil já está bem avançada na área sul da Base Naval e do novo estaleiro de Itaguaí. Esta nova etapa depois da transferência das instalações da UFEM (Unidade de Fabricação das Estruturas Metálicas) para ICN é um novo desafio para a Marinha do Brasil e as contratadas.
No estaleiro de construção e manutenção haverá mais de 35 oficinas reagrupando instalações modernas e quase mil equipamentos (quase todos comprados no mercado brasileiro) para atingir o objetivo do programa: construir e fazer a manutenção dos submarinos.
O acordo estratégico entre Brasil e França prevê a transferência de tecnologia da DCNS para a Marinha do Brasil incluindo a realização do TDP (Technical Data Package) do estaleiro e da base naval. A DCNS preparou todas especificações técnicas funcionais para a definição das instalações (oficinas, escritórios, docas secas) e de todos equipamentos industriais (pontes rolantes, máquinas modernas com controle numérico, “shiplift”) para construção e manutenção dos submarinos clássicos e nucleares. Há milhares de documentos para definir todos os requisitos.
Durante todo o processo, os especialistas da DCNS trabalham com a Marinha do Brasil em parceria com a brasileira Odebrecht para finalizar cada etapa do programa. A DCNS está verificando a respeito de todas as exigências nas fases do projeto: documento programático preliminar, projeto básico, projeto executivo e durante o comissionamento de todos os equipamentos industriais e das instalações.
Agora a DCNS está fazendo a certificação funcional do estaleiro de construção.O galpão principal do estaleiro em sua fase estrutural deve ser inaugurado em novembro deste ano.
FONTE: DCNS do Brasil