Ministério da Defesa da Rússia decide modernizar submarinos nucleares do projeto 945
O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato para uma profunda modernização de dois submarinos nucleares do projeto 945 “Barracuda”.
Um porta-voz da empresa Zvezdochka, que irá realizar as obras, disse esta quarta-feira à RIA Novosti:
“Assinamos com o Ministério da Defesa da Federação Russa um contrato que prevê profunda modernização de dois submarinos do projeto 945. Um desses submarinos está na usina já há mais de 10 anos, enquanto o segundo chegará no decorrer deste ano”.
A modernização permitirá estender a vida útil dos submarinos por 10 anos, em média, mas uma decisão definitiva a esse respeito será tomada pelo Ministério da Defesa.
No presente momento, os especialistas da usina estão realizando as operações de descarga de combustível nuclear do reator do submarino Karp. Prevê-se que este ano será colocado sobre uma base firme. Os termos de reparações ainda são desconhecidos.
Até 2020, conforme foi anunciado no início de abril, a Marinha russa receberá mais de uma dezena de submarinos multiuso a propulsão nuclear modernizados. Ao mesmo tempo, foi relatado que o Karp deveria voltar a operar em 2017.
FONTE: Voz da Rússia