Rússia participa de exercício Naval com a China
O Presidente russo, Vladimir Putin, chegou hoje à China para assistir a exercícios navais dos dois países e encontrar-se com o Presidente Xi Jinping, quando ambos procuram estreitar laços face a críticas do Ocidente e disputas territoriais. Putin visita o país pela terceira vez, desde a posse do novo Presidente chinês, no ano passado, podendo a viagem servir para os dois países assinarem um acordo sobre gás natural, há muito aguardado.
“O Presidente russo Vladimir Putin chegou a Xangai na madrugada de terça-feira, para iniciar uma visita de Estado”, informa a agência de notícias oficial da China, Xinhua. As relações da Rússia com os Estados Unidos e com a União Europeia esfriaram recentemente devido à questão da Crimeia (que proclamou a independência da Ucrânia) e das acusações ocidentais de que Moscovo está a fomentar a instabilidade no leste da Ucrânia.
A China está também envolvida em disputas territoriais com países vizinhos, nomeadamente o Vietname, o Japão e as Filipinas. Vladimir Putin participa numa cimeira sobre segurança na Ásia e os dois países vão também mostrar o seu poderio militar quando 14 navios começarem uma semana de exercícios.
FONTE: DN